Android: 4 dicas para organizar e localizar seus aplicativos

Baixar apps se tornou uma atividade comum entre os usuários de smartphones. Confira algumas dicas para gerenciar melhor os apps de seu Android!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 18/08/2016 às 18:58
Atualizado às 14:42

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O Android oferece aos usuários milhares de aplicativos para facilitar tarefas do dia a dia, jogar, ler, ver filmes, se informar, ouvir músicas e muito mais. São tantas opções que os usuários ficam perdidos. Onde está aquele app que acabou de baixar? Como colocar um app em evidência na tela inicial para facilitar o acesso?

Confira, abaixo, 4 dicas para você organizar e localizar de forma fácil seus aplicativos:

celular-smartphone-android-aplicativos-organizar

FOTO: Shutterstock.com

1) Mude os aplicativos de lugar

Mudar os aplicativos de lugar é uma maneira eficiente de se organizar. Você pode agrupá-los como quiser, sem restrições. Em cada tela do dispositivo o usuário toca no item desejado, mantém apertado até que ele fique móvel e é só arrastar o dedo para a nova posição do app. Isso pode ser feito dentro de uma mesma tela ou até mesmo de uma tela para outra: basta arrastar o dedo para as laterais que a tela. Aproveite para colocar na tela inicial os aplicativos mais utilizados; isso evita que você fique passando de tela em tela até achá-los.

2) Crie pastas

Toque no botão do menu de opções e, em seguida, em “Criar pasta”. Agora é só dar um nome a ela e enviar o que quiser para dentro da pasta. Basta pressionar um ícone até que fique móvel e arrastá-lo sobre a pasta criada. Você pode criar pastas só de jogos, dividir os aplicativos por funções ou até mesmo criar uma pasta para um amigo.

3) Coloque apps no Dock

No Dock, os aplicativos ficam na parte inferior da tela e são exibidos em qualquer tela inicial. Você pode colocar os apps que mais usa, a agenda de contatos, as mensagens ou até a galeria de fotos. Pressione por alguns segundos o ícone que deseja mover para o dock e arraste-o até a barra inferior. Se já existirem quatro ícones e você queira mover outro, arraste um ícone sobre o anterior que ele será substituído. É uma maneira fácil e rápida de ter seus aplicativos preferidos sempre à mão.

4) Verifique a memória usada pelos apps

Saber o quanto de memória cada aplicativo está consumindo é uma boa maneira para decidir o que é necessário desinstalar para liberar espaço. Entre em “Configurações” ou “Ajustes”, toque na opção “Gerenciador de aplicações” e, por fim, em “Executando”.  Na opção “Baixado”, o usuário tem noção de quanto espaço cada app ocupa e quanto de memória interna ainda resta.

Leia também!

Dúvidas comuns sobre o sistema Android

Dicas para manter seu Android seguro

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.