8 coisas que você pode ter no quarto que atrapalham o seu sono

Saiba o que manter por perto e o que deixar longe antes de ir para a cama

atrapalhar o sono
Foto: Reprodução/Pinterest

Muitas pessoas não percebem, mas a mesa de cabeceira é um móvel que pode dizer muito sobre a qualidade de suas noites. Alguns objetos e itens fazem grande diferença na hora de dormir e outros chegam, até mesmo, a atrapalhar o sono.

Para te ajudar a entender melhor o que manter por perto nesse momento de relaxamento, nós separamos uma lista com o que deve permanecer e o que deve ser afastado da cama. E o melhor: os benefícios poderão ser observados a curto prazo.

Saiba o que deixar de lado para não atrapalhar o sono

Nada de eletrônicos

Desligar a cabeça antes de dormir é essencial para o relaxamento neste momento. O hábito de assistir televisão, mexer nas redes sociais ou, até mesmo, entrar em contato com qualquer outro dispositivo eletrônico pode te fazer perder o sono e resultar em horas acordado.

Isto porque, a luz que emana dos aparelhos, diminui a produção de melatonina, responsável pela regulação hormonal e indução do sono. Segundo o Dr. Jonathan Leary, da Remedy Place, “precisamos nos desconectar completamente para desligar nosso cérebro e alcançar o sono profundo que esperamos realizar”.

Algumas coisas que o especialista sugeriu manter em sua mesa de cabeceira? Uma máscara para os olhos, tampões para os ouvidos, uma planta e suplementos de magnésio.

Indutores naturais ao sono

Muitas pessoas procuram por remédios que não precisam de prescrição médica para tentar dormir melhor, mas esta não é a melhor alternativa. Isto porque este tipo de droga pode fazer com que o indivíduo se torne dependente rapidamente de seu uso para conseguir “desligar”, fazendo com que seja cada vez mais difícil adormecer sem seus efeitos sedativos.

Como opção, existem indutores naturais ao sono, como o CBN – um psicoativo encontrado no cânhamo – que pode ser uma ótima solução para as noites em claro. No entanto, o ideal, mesmo em casos mais graves, é procurar acompanhamento médico para entender o que está causando as insônias.

Afaste tudo que remeta a trabalho

Mantenha distante tudo o que é do trabalho. Isto é, nada de papéis e documentos da empresa na mesa de cabeceira, hein?! Este tipo de material pode fazer com que a noite de sono seja comprometida pelo excesso de ansiedade e preocupação, fazendo com que o corpo não seja capaz de descansar devidamente.

Organização em primeiro lugar

Já colocou longe tudo o que é do trabalho? Mesmo assim, se a bagunça da mesa de cabeceira for grande, a situação está longe de ser ideal. Manter o ambiente limpo e organizado ajuda a promover uma boa noite de sono. Que tal deixar apenas o essencial por perto?

Nada deve acender

Não é só a luz do celular que é prejudicial, não, viu?! Aquelas que piscam durante a noite também podem ser extremamente prejudiciais. Qualquer coisa que acenda, pisca ou permaneça ligada pode fazer com que os olhos reajam a desestimular a produção de melatonina.

Comida

Comer antes de dormir pode ser o grande vilão contra as boas noites de sono. Isto porque, ao ingerir alimentos antes de deitar, o corpo continuará trabalhando para digeri-los durante um tempo, fazendo com que você não consiga desligar completamente. Além disso, opte por um cardápio mais leve para o jantar, já que alguns alimentos demoram mais a serem processados, podendo resultar até mesmo em pesadelos, por exemplo.

Água

Assim como a comida, tomar muita água antes de dormir pode vir a atrapalhar o sono, já que dependendo da quantidade ingerida, é provável que você sinta necessidade de levantar para ir ao banheiro durante a noite. Ainda assim, é essencial ter o hábito de beber bastante água de dia, porque a desidratação pode alterar os padrões do sono.

Chás

Com moderação, os chás podem se tornar grandes aliados para manter o sono em dia. Além de ajudar a dormir mais rápido é também um dos melhores rituais para a insônia. Aposte em ervas como camomila, erva cidreira, erva doce e outras que contribuam para a sensação de relaxamento. Procure tomar pelo menos uma hora antes de ir para a cama.

Leia também: