15 atividades para fazer com as crianças nas férias

É hora de aproveitar o tempo de folga. Prepare-se para a diversão! Confira 15 atividades para fazer com as crianças nas férias.

Mãe e filho cozinhando
FOTO: Shutterstock

É hora de aproveitar o tempo de folga. Prepare-se para a diversão! Confira 15 atividades para fazer com as crianças nas férias:

Família sorridente

FOTO: Shutterstock

1. Cozinhe

Uma dica é pensar em refeições temáticas como o dia do sanduíche, da pizza, das saladas, das frutas. Pais que trabalham podem pedir que os filhos separem os ingredientes durante o dia, para gerar expectativas para o evento.

2. Brinque de fazer roupas

Faça tie-dye (camisetas hippies cheias de cores). Para isso, basta comprar tintas para tecido. Mas se a graça é brincar, pode-se criar roupas com jornais, tecidos, caixas e o que mais a criatividade permitir.

3. Prepare um desfile de moda

Com as criações próprias ou combinações do guarda-roupa (da criança ou dos pais), a graça é fazer um evento e pensar em tudo: local, decoração, figurinos, modelos, trilha sonora, maquiagem e penteado.

4. Brinque de jardinagem e plantação

Crianças que vivem em cidades grandes dificilmente têm oportunidade de ter contato com a natureza. Que tal aproveitar o período sem aula para isso? Pode ser uma plantinha pequena, uma árvore ou até um feijão no algodão.

5. Aprenda arte com papel

Basta um jornal velho, bexigas, cola branca e um pincel para criar vários objetos usando a técnica da papietagem. Encha a bexiga e cubra com várias camadas de papel picado coberto pela cola. Depois de seco, pode virar um vaso, uma luminária ou o que a imaginação inventar.

Mãe e bebê sorrindo

FOTO: Shutterstock

6. Prepare um telejornal

No fim do dia, as estrelas serão as crianças. Vale ser um jornal apresentado ao vivo, ou a exibição do material gravado durante o dia. As notícias? Pode ser um resumo do dia, das férias, das notícias reais…

7. Monte peças teatrais

Que tal fazer uma releitura de uma peça que vocês assistiram juntos? Ou quem sabe criar uma história nova? Ou ainda sortear papéis em um envelope cheio de personagens (bruxa, encanador, velha, empresário, criança, fada…) e deixar a peça rolar solta? Não se esqueçam de bolar figurinos e cenários. Uma apresentação para a família toda também pode ser uma estreia bem legal.

8. Monte um jogo da memória musical

Encha garrafas caçulinhas, em pares, com objetos diferentes: feijões, papel, sementes de diferentes tamanhos… De dois em dois, faça um jogo da memória sonoro em que os participantes terão que encontrar a garrafa que tenha o mesmo som da que foi mexida.

9. Escreva um livro

Dobre várias folhas sulfites ao meio e grampeie formando um pequeno livro em branco. Entregue para a criança dizendo que é a oportunidade de escrever seu próprio livro. Ilustrações e capa também entram na brincadeira.

Mãe e filho cozinhando

FOTO: Shutterstock

10. Grave um CD com as músicas favoritas da família

Com um CD exclusivo, é possível manter essa tradição e as memórias afetivas da tarde de diversão. Além disso, há a possibilidade de apresentar músicas dedicando a alguém especial. Também vale fazer uma playlist bem divertida no YouTube para assistir os clipes.

11. Desmonte um velho equipamento eletrônico

Sabe aquele computador velho e quebrado que ficou na estante e não tem mais uso? Ou aquele aparelho de fita cassete? Que tal deixar a curiosidade correr solta e oferecer que as crianças desmanchem, vejam como eles funcionavam e quais são seus componentes?

12. Transforme sua casa em um GP

Com papéis ou caixas de papelão, monte uma pista de corrida para os carrinhos das crianças. Vale pensar e estruturar curvas, rampas e até loopings.

13. Brinque de praia

Vale fazer todo mundo colocar roupa de banho, fazer brincadeiras características, castelinhos de areia (ou terra) e, com sorte, até um banho de mangueira.

14. Faça uma árvore genealógica

Rever as origens é ótimo para conhecer sua história. Faça uma árvore genealógica com nomes, fotos, figuras, desenhos e, não esqueça de contar histórias e pedir ajuda dos mais velhos na família.

15. Visite parques e praças

Conte o número de pássaros no parque próximo de sua casa ou catalogue as árvores do seu bairro. O que importa é explorar a natureza ao seu redor.

E aí, já decidiu a programação de férias?

LEIA MAIS