4 atividades físicas para quem não quer “puxar ferro” na academia

Quer emagrecer, mas não gosta de “puxar ferro” na academia? Confira 4 opções de atividades físicas para substituir a musculação!

mulheres dançando zumba
FOTO: iStock/Getty Images

É comum ficar animada quando se começa a fazer academia e depois deixar a preguiça falar mais alto. Se esse é o seu caso, pode ser que a musculação não seja a melhor opção ou não se adeque aos seus objetivos. Por isso, é importante encontrar atividades físicas que você realmente goste de fazer. Abaixo, confira 4 opções para não “puxar ferro” na academia.

mulher cansada atividades físicas

FOTO: iStock/Getty Images

 

Muay thai

Diferente de outras lutas, o muay thai é mais completo e trabalha diversos membros do corpo. O professor da academia Team Nogueira Cachambi, Luis Lukel, afirma que não é necessário ter praticado outras lutas anteriormente e nunca é tarde para começar. “Temos adultos com mais de 40 anos praticando, que antes eram sedentários, e já possuem resultados incríveis, tanto esteticamente, quanto em relação à qualidade de vida!”, salienta Lukel.

??? @mauroxuxa . #muaythai #tr2 #proaction #agoravai #altogiro #sabrinasato #éverdade #carnavaldasabrina

A photo posted by Sabrina Sato (@sabrinasato) on

Entre os seus benefícios, estão a melhora da flexibilidade, coordenação motora, condicionamento físico, aumento da densidade óssea, autoconfiança, alívio do estresse, perda de peso e tonificação dos músculos. Segundo o instrutor, como a aula é bem dinâmica, o gasto calórico é elevadíssimo, ficando entre a média de 750 a 900 calorias, durante uma aula de uma hora de duração.

 

Zumba

Uma mistura de ritmos latinos, como salsa, samba, merengue e reggaeton, a zumba conquistou o público feminino brasileiro. Além de não ter limite de idade para praticar, existem várias opções que se adequam ao gosto do aluno, como zumba gold para sedentários e idosos e até zumba para crianças.

mulheres dançando zumba

FOTO: iStock/Getty Images

O educador físico da academia Fluyr Saudável, Marcos Boniolo, afirma que os primeiros resultados físicos começam a aparecer entre 20 e 30 dias, mas a melhora do bem-estar e da qualidade de vida já surgem após a primeira aula. Para Boniolo, a garantia de sucesso é ter um instrutor certificado para aplicar aula de zumba, música e pessoas com disposição, empolgação, energia e alegria.

 

Balé fitness

Durante as aulas, podem ser utilizadas ferramentas de atividades físicas como yoga ou pilates, como bolas, bastões ou colchonetes, sempre associados aos passos do balé clássico. A partir de um mês de prática, os resultados já aparecem. Entre os benefícios, é possível notar as pernas, os braços e abdômen mais definido, além de correção de postura e queima da tão indesejada gordura localizada.

Ballet classico, puxadooooooo! Aula com meu mestre querido marcio rongetti!

A photo posted by Claudia Raia (@claudiarreal) on

Esta modalidade de balé também é sugerida para quem quer emagrecer, já que em uma hora de aula gasta-se, em média, entre 400 a 790 calorias! A atividade é indicada para quem tem experiência prévia com balé clássico, assim a pessoa não fica perdida durante os movimentos.

 

Circo

Parece brincadeira de criança, mas ajuda muito a emagrecer e definir o corpo! A professora da academia Unique Fitness, Juliana Mayumi, explica que a atividade é “uma modalidade esportiva e artística que envolve força, flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio e criatividade”. Por englobar diversas atividades, a aula pode ser praticada por qualquer um, desde que as limitações pessoais sejam respeitadas.

mulher pendurada no arco do circo

FOTO: iStock/Getty Images

Juliana afirma que, entre os benefícios, é possível notar a melhora da flexibilidade, o aumento percentual de massa magra e, consequentemente, a força, além de reflexos mais aguçados e mais coordenação motora.

Segundo os professores da Bem Me Quer Sports, Gisele Berny e Orlando Ferreira, o gasto energético depende do volume, da intensidade, do peso e grau de condicionamento do participante, mas pode ser estimado entre 600 a 1100 calorias por hora.

E aí, já escolheu quais atividades físicas você quer praticar?

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: Redação Edição: Érica Aguiar Arte: Mary Ellen Machado

Consultorias: Gisele Berny, professora e gerente operacional da Bem Me Quer Sports; Juliana Mayumi, professora de circo da Unique Fitness; Luis Lukel, professor de muay thai da academia Team Nogueira Cachambi; Marcos Boniolo, professor de zumba na Academia Fluyr Saudável; Orlando Ferreira, professor de circo da Bem Me Quer Sports.