Atitudes e preces para ter mais justiça

Se cada um fizer sua contribuição, o desejo de um mundo com mais justiça deixará de ser um sonho e se tornará realidade. Veja como fazer a sua parte:

bÍblia e cruz
FOTO: iStock

Desejamos viver em um mundo mais justo. Mas devemos pensar que a justiça não provém só de processos jurídicos. Ela pode acontecer também em atitudes pequenas do cotidiano. A própria Bíblia evidencia isso: “Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça” (Levítico 19:15). Assim, se cada um fizer sua contribuição, o desejo de um mundo mais justo deixará de ser um sonho e se tornará realidade.

Atitudes para ser mais justa

  • Não ofereça ajuda esperando algo em troca;
  • Não busque se relacionar com pessoas por seus poderes aquisitivos;
  • Não deixe que a ganância a domine. Ela pode incentivar você a fazer de tudo para atingir seus objetivos, mesmo que isso signifique passar por cima das pessoas;
  • Não se omita diante de injustiças;
  • Não fique com pertences que não são seus, principalmente se souber a quem eles pertencem.
bÍblia e cruz

FOTO: iStock

Nossa Senhora das Dores

Essa santa poderosa é a protetora das causas justas e sua festa é comemorada no dia 15 de setembro. Por isso, eleve sua fé a ela e peça sua intercessão para curar alguma dor.

Prece de súplica

“Nossa Senhora das Dores, mãe das causas justas. Nem sempre julgamos direito o que precisamos, bem sabemos disso. A nossa visão imediatista, nos embaraça a visão e nos limita ao presente. Geralmente, não vemos mal naquilo que desejamos. Mas Deus vê melhor do que nós. Como um pai que recusa ao filho aquilo que pode prejudicá-lo. Como um irmão mais velho que se recusa a levar o mais novo para o caminho dos vícios e da perdição. É necessário avaliar cada pedido. Por isso, lhe rogamos Nossa Senhora das Dores, para que possa avaliar a justeza da nossa causa, a nossa necessidade premente, e nos dar a graça de ter nosso desejo realizado. E enquanto isso não se concretizar, que nos conformemos e, não nos deixemos abater por isso, porque sabemos que a recompensa é proporcional a nossa conformação. Assim seja!”

Glorificação a Nossa Senhora

“Glorificada sejais vós, Nossa Senhora das Dores, pela devoção aos princípios da doutrina cristã e pela participação incondicional nos momentos de maior sofrimento de Jesus Cristo em sua redenção. Glorificada sejais vós, Nossa Senhora, que aos pés da cruz chorou por Jesus, por suas chagas, por suas dificuldades, amparando-o e se solidarizando com tamanha dor. Glorificada sejais vós, Nossa Senhora, por abraçar Jesus que deu a vida por nós, pelos nossos pecados. Glorificada sejais vós, Nossa Senhora das Dores, protetora também das causas justas e por mostrar ao mundo que o amor está acima de tudo e de todos. Nossa Senhora, rogai por nós pecadores. Amém!”

LEIA TAMBÉM

Nossa Senhora das Dores

“Ó Maria santíssima, que aos pés do calvário pudestes provar de toda a dor que vosso Filho amado, Nosso Senhor Jesus Cristo, sofreu em expiação de nossos pecados. Ao ver as feridas, os açoites, a coroa de espinhos, os pregos e a cruz, deixastes vosso coração de mãe entregue nas mãos de Deus. Ajudai-nos a contemplar a cruz de nossas vidas e retirai as espadas que transpassam o nosso coração. Que do sofrimento e da presença da morte possamos nos encher de esperança para contemplar a ressurreição. Protegei-nos, mãe Maria, para que sintamos vossa força em nossas vidas. Afastai todos os problemas que nos afligem e que saibamos trabalhar e ter a justiça como um dos principais modelos de nossa existência. Rogai a Deus por nós. Amém.”

Por causas justas

“Mãe de Deus, Senhora minha, imperatriz do céu, dos anjos rainha, aceitai esse limitadíssimo obséquio como tributo de um coração que deseja publicar por todo o mundo que o vosso foi o mais penalizado e é o mais terno e compassivo que Deus criou. E confiando nisto, minha doce mãe, espero de vós que tomeis conta da minha salvação, para que triunfando do mundo, seus enganos e de meus inimigos, consiga de vós as minhas causas justas, assim como depois da morte venha a gozar da ventura de vos ver na eterna glória. Amém.”

Oração para proteção

“Virgem mãe tão santa e pura, vendo tua amargura, possa eu contigo chorar. Que do Cristo eu traga a morte, sua paixão me conforte, sua cruz possa abraçar! Em sangue as chagas me lavem e no meu peito se gravem, para não mais se apagar. No julgamento consegue que às chamas não seja entregue quem soube em ti se abrigar. Que a santa cruz me proteja, que eu vença a dura peleja, possa do mal triunfar! Vindo, ó Jesus, minha hora, por estas dores de agora, no céu mereça um lugar. Amém.”

Design: Aline Barudi