Aterosclerose: confira 10 alimentos que são aliados do coração

É recomendável a ingestão diária de ômega-3 para a afastar doenças relacionadas ao sistema cardiovascular

Aterosclerose
Conheça mais sobre a aterosclerose. FOTO: Shutterstock

A nova Diretriz Brasileira de Dislipidemias e Prevenção da Aterosclerose, publicada em agosto de 2017 pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), declara que o consumo diário de ômega-3 pode prevenir a aterosclerose. Segundo estudos da SBC, os ácidos graxos poli-insaturados do óleo protegem o coração porque diminuem a lipogênese hepática e da LPL e, consequentemente, reduzem o triglicerídeos.

“O ômega-3 é considerado como adjuvante no tratamento da hipertrigliceridemia (nível elevado de triglicérides no sangue). A ingestão de ômega 3 (EPA e DHA) entre 2 a 4 g ao dia pode reduzir a concentração dos triglicérides no sangue em até 25 a 30%, segundo a diretriz publicada. Já para as pessoas levemente hiperlipidêmicas ou limítrofes, doses de 1,5 g por dia auxiliam na redução entre 2 e 51% nos níveis de triglicérides”, comenta a Dra. Maria Inês Harris, consultora científica da Biobalance.

Aterosclerose

Trata-se de uma doença em que ocorre o acúmulo de placas lipídicas na parede das artérias, atrapalhando o caminho do fluxo sanguíneo. Tais placas podem se romper e provocar a eclosão da artéria por meio de coágulos. Comumente, a patologia não apresenta sintomas iniciais, o primeiro indício, geralmente, é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Apenas um cardiologista pode diagnostica-la corretamente. “A suplementação de ômega 3, por meio da diminuição da lipogênese hepática e da LPL, contribui de forma significativa com a redução dos triglicerídeos”, salienta a Dra. Harris.

Amigo do peito

Os peixes de águas frias são ótimas fontes de ômega-3.

Os peixes de águas frias são ótimas fontes de ômega-3. FOTO: iStock

A ingestão diária de ômega-3 traz benefícios para todo o organismo, como boa saúde do coração e do cérebro, redução do nível de triglicérides, do estressa e da aterosclerose. Também possui ação anti-inflamatória e antidepressiva, além de atenuar transtornos como a síndrome do olho seco e crises psoríase. E para você poder aproveitar ao máximo todas essas vantagens, separamos uma lista com os 10 principais alimentos ricos em ômega-3.

Confira os 10 principais alimentos ricos em ômega-3

 

Texto: Michele Custódio/Colaboradora | Consultoria: Dra. Maria Inês Harris, consultora científica da Biobalance

 

LEIA TAMBÉM: