Ateliê em casa: dicas de organização para você montar o seu

Tenha um espaço só seu para liberar a criatividade e profissionalizar sua produção

ateliê em casa
Foto: Pexels

O artesanato é um daqueles hobbies e distrações que é capaz de acalmar, distrair e desenvolver nossa criatividade. As peças produzidas, inclusive, podem se tornar uma excelente fonte de renda. Uma vez que cada trabalho é único e carrega consigo todo um estilo e vivência de quem o produziu. Não é à toa que o número de adeptos do ateliê em casa vem aumentando.

Se você é uma dessas pessoas já deve ter percebido que, quando a inspiração vem, os cômodos pode acabar ficando uma zona. Para você nunca mais ter problemas em relação a bagunça, que tal um cantinho para chamar de seu?

Ao criar um espaço funcional, você pode se dedicar a atividade de maneira profissional. E, enquanto estiver no conforto do lar, pode se aperfeiçoar o seu trabalho manual.

Tenha um ateliê em casa e divirta-se trabalhando

Foto: Pexels

Escolha o local

Ter um cômodo especialmente para isso seria um sonho, não é? Mas, essa possibilidade nem sempre existe e, por isso, é preciso improvisar! Veja algum cantinho que está sem uso, que caiba um mesa e algum espaço para prateleiras ou caixas e já comece a organização do seu ateliê em casa.

Organize-o

Potinhos de tinta, linha de costura, fitas, colas pincéis… Tudo isso acaba ficando solto e pode atrapalhar tanto a produção quanto dificultar a criatividade. Para organizar tudo isso, opte por caixas. As transparentes são ótimas para você enxergar o que está dentro, mas se a ideia é “esconder” a baguncinha, as decoradas ficam práticas e lindas.

ateliê em casa

Foto: Pexels

Crie prateleiras e nichos

O maior benefício das prateleiras é liberar espaço em cima da sua mesa de trabalho. Você pode optar pelas de madeira ou de metal, o que combinar melhor no seu espaço ou couber no seu bolso. Existem também painéis com furinhos ou espaçados para você posicionar suas prateleiras onde achar melhor.

Você também pode ir mudando de local dependendo da produção que está sendo feito no momento. Muita praticidade, não acha? Potinhos podem te ajudar a colocar pincéis e canetas próximas ao ambiente de trabalho de forma organizada. Outros tipos de recipientes também podem ser transformados nos melhores amigos dos artesão. Use sua criatividade!

Dê espaço aos tecidos

Eles podem ser colocados em cabides para não amassarem. Uma arara pequena ou suporte podem te ajudar nessa tarefa de organizar todos seus tecidos. Assim você nunca mais esquecerá de nenhum.

Foto: Pexels

Decore do seu jeito

Seu ateliê em casa também merece todo o cuidado e carinho na decoração, mas é importante não carregar o ambiente para que não atrapalhem seu trabalho. Outra ideia é criar um painel de fotos ou de ideias. Pode ser um formato de varal, de lousa, ou o que você quiser! Pendure fotos, inspirações, anotações do que comprar.

Use o colorido à seu favor: nada melhor que um espaço cheio de vida e colorido, não acha? Ao invés de esconder suas ferramentas, que tal deixá-las mais à vista nas prateleiras? Potinhos de botões, de fitas, tecidos de cores vivas… Tudo isso pode ser utilizado.

Organize os pedidos

Se pra você o artesanato é muito mais que um hobbie e virou seu trabalho, nem é preciso dizer que organizar os pedidos dos seus clientes é fundamental. Separe um espacinho em uma gaveta ou em pranchetas em cima da mesa especificamente para isso. Ter um calendário à vista também é um ideia que ajuda tanto na decoração quanto na organização.

 

Leia também: