Astrologia Védica: descubra qual e como é o seu signo no horóscopo indiano

Veja como é a característica de cada um no amor e no trabalho

astrologia védica
Ilustração: Shutterstock

Desde épocas remotas, os hindus não tomam qualquer decisão sem antes consultar quais são os presságios escritos nas estrelas. Para eles, a Astrologia Védica é um guia que indica e ajuda as pessoas a trilhar os melhores caminhos, avaliando seus pontos negativos e positivos.

A principal diferença entre a Astrologia ocidental e o sistema indiano de estudo dos astros está nas posições dos planetas e nas datas, sendo que o ano hindu inicia-se em 15 de abril. Por isso que, entender sua origem, funcionamento e significado podem ajudar na caminhada do autoconhecimento e compreensão da influência mística sobre a personalidade de cada um.

O berço da Astrologia Védica

O termo “Astrologia Védica” se popularizou em meados da década de 80, quando diversas publicações sobre a medicina Ayurveda e ensinamentos de Yoga começaram a ser analisados e introduzidos em discussões a respeito de seus benefícios.

A palavra “Védica” faz referência aos Vedas, escrituras antigas escritas por Deus e disseminadas entre os grandes sábios. É como a Bíblia sagrada dos hindus, guiando o rumo da história da humanidade por meio de seus ensinamentos.

Na Índia, essa Astrologia é conhecida como Jyotisha, que, em sânscrito, tem como significado “a luz do conhecimento”. Ela é seriamente respeitada por todo o país, sendo uma das grandes marcas culturais de seu povo.

Estudiosos afirmam que há seis grandes disciplinas que contam a história da crença védica hindu chamadas de Vedangas. Suas composições são formadas por textos sagrados, conhecidos pelos nomes de: Shiksha, Chandas, Vyakarana, Nirukta e Kalpa. O Jyotisha é a mais antiga delas, criado com o objetivo de formar um tipo de calendário.

Como funciona?

Embora a Astrologia Védica e a Astrologia ocidental sejam definidas por 12 casas, com diferentes períodos do ano regendo cada uma delas, suas semelhanças acabam aí. O horóscopo hindu surgiu há mais de 6 mil anos e segue como referência o sistema sideral. Ou seja, são as estrelas que servem de parâmetro para orientação, assim como outros corpos celestes.

Já no ocidente, os astros são analisados em uma formação tropical, uma vez que estão sincronizados com todas as estações do ano. Isso quer dizer que uma pessoa do signo de Áries (o primeiro signo do Zodíaco ocidental) não necessariamente será regido pelo signo de Mesha, o primeiro do sistema védico.

Outra distinção está na quantidade e organização dos regentes planetários para cada um dos signos. Enquanto que no ocidental existem doze, na Védica são encontrados apenas sete, que revezam entre as doze casas. Os astros que estão presentes no sistema indiano são: Marte, Vênus, Mercúrio, Saturno e Júpiter, Sol e Lua.

Saiba qual é o seu signo na Astrologia Védica

  • MESHA (15/04 a 15/05)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Mesha possuem mentes joviais e activas, embora se tornem impacientes quando não vêem os seus desejos atendidos imediatamente. Numa conquista amorosa, necessariamente, a iniciativa tem que partir delas, pois vem delas o poder de fazer o possível e o impossível para manter o relacionamento em movimento, sem deixá-lo cair na rotina. Quando estão apaixonadas, não há ninguém no mundo mais fiel e mais romântico.

Trabalho

São muito reverentes e nutrem um profundo respeito pelos mais velhos e pelos superiores. Dificilmente, contestam a autoridade dos líderes, sem contar que, além de muito capazes, sabem seguir e manter uma disciplina quase rígida. A justiça faz parte da sua vida: as pessoas precisam de se fazer respeitar e também saber respeitar as outras. Por isso, quando assumem um posto de comando, correm o risco de se transformar em verdadeiros tiranos.

  • VRISHABHA (16/05 a 15/06)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Vrishabha são enigmáticas: por detrás de uma aparência tímida e pacata, escondem- se amantes determinadas, que investem nas conquistas com muita ternura e delicadeza. São precavidas ao extremo. E para entregarem o coração a outra pessoa, pensam e analisam antecipadamente se é o que realmente querem e se vale mesmo a pena a entrega.

Trabalho

Um grande desafio da vida profissional dos nativos de Vrishabha é: aprender a selecionar melhor as pessoas com as quais querem relacionar-se ou fazer negócios, e ainda equilibrar a flexibilidade emocional na hora de lidar com as mesmas. Sem contar que precisam de trabalhar a aceitação das próprias derrotas e reconhecerem que nem sempre estão com a razão.

  • MITHUNA (16/06 a 16/07)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Mithuna são muito delicadas, sensíveis e amorosas. Fazem o impossível para mostrar o próprio charme, sem contar que são sedutoras natas. Lidar com elas requer um certo cuidado, pois o seu temperamento varia de um momento para o outro, tornando-se extremamente críticas algumas vezes, e outras, totalmente desinteressadas. Para conviver com elas é preciso aprender a lidar com o seu com- portamento inconstante.

Trabalho

Têm uma qualidade respeitável: uma grande facilidade para aprender tudo o que lhes interessa. Além disso, são muito versáteis, ao ponto de fazê-las ter sucesso em quase todas as profissões, sobretudo naquelas que as levam a lidar com o público. E, talvez, devido à sua aparência delicada e à sua postura juvenil, elas mostram-se pessoas bastante carentes, que acabam por despertar o instinto de protecção daqueles que a cercam.

  • KARKA (17/07 a 17/08)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Karka, são protectoras e muito e afetivas, revelam-se amantes sensíveis e leais. Querem viver o sonho do grande amor, por isso, escolhem os seus parceiros com muita cautela. Mas, para que possam relacionar-se com outras pessoas, é preciso que tenham um excelente jogo de cintura para que, assim, possam compreender e acompanhar as suas mudanças de humor.

Trabalho

Por carregarem o sonho da maternidade, as nativas de Karka, assim como os nativos, sonham com uma família numerosa, que simboliza o que há de mais sagrado em termos de felicidade e realização. Por esse motivo, são trabalhadores responsáveis. Estão sempre dispostos a fazer o que lhes garantam melhores ganhos, pois agem sempre com o senso da responsabilidade à frente, instintivamente como grandes pais de grandes famílias.

  • SIMHA (18/08 a 16/09)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Simha não medem esforços para viver uma grande paixão com requinte e esplendor. Mas, em contrapartida, cobram fidelidade e carinho da pessoa amada, sem contar que são muito ciumentas e até mesmo possessivas. Fazem uma tempestade num copo d’água, quando, simplesmente, se sentem traídas. Segundo a Astrologia Védica, só ficam felizes quando se tornam o centro das atenções, assim como a pessoa mais importante na vida da pessoa que amam.

Trabalho

As pessoas nascidas sob o signo de Simha são possuidoras de uma forte e marcante personalidade. Costumam destacar-se quando ocupam cargos de liderança e não se abatem, nem se detêm diante dos obstáculos. Em geral, os filhos de Simha colocam a profissão em primeiro lugar e só se sentem realizados quando alcançam notoriedade complementada por uma excelente situação financeira.

  • KANYA (18/08 a 16/09)

Amor

Kanya é um signo prático e objectivo, que tem muita influência sobre tudo o que rege, inclusive no que diz respeito ao comportamento afectivo dos seus nativos. A sua regência incentiva-os a expressarem o amor que sentem, com muita ponderação, ao mesmo tempo que se dedicam de corpo e alma à pessoa amada. Quando se apaixonam, revelam-se verdadeiros mestres na arte de seduzir. Mas sempre com uma boa dose de subtileza, típica da sua personalidade.

Trabalho

As pessoas regidas por Kanya são muito atentas a pequenos detalhes. São extremamente organizadas, pois gostam de manter todas as suas coisas bem arrumadas. Costumam enfeitar toda a casa com objectos pequenos e buscam a perfeição em tudo que fazem. Aliás, são hábeis artesãs, pois conseguem criar peças minuciosamente perfeitas e não deixam passar a mínima falha. São pessoas disciplinadas, tímidas e discretas.

Ilustração: Pinterest

  • TULA (18/10 a 16/11)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Tula, além de sedutoras, possuem o dom de encantar os outros através das palavras. Elas tornam-se tão atraentes, que é quase impossível resistir ao seu charme e à sua delicadeza. Sem contar que, para a Astrologia Védica, são cuidadosas e incapazes de ferir os sentimentos de quem amam, apesar de pecarem algumas vezes pela indecisão: se deveriam ou não assumir um relacionamento mais sério.

Trabalho

Interessam-se por todo o tipo de arte. Em geral, são talentosas para a dança e para as artes plásticas. Adoram desenhar, pintar e ouvir música. Aliás, esses são alguns dos seus passatempos favoritos. Graças à enorme sensibilidade e força de vontade, paciência e persistência, são capazes de vencer qualquer obstáculo e chegar ao sucesso profissional. Com isso, elas provam que trazem consigo uma grande habilidade que as torna pessoas vencedoras.

  • VRISCHIKA (17/11 a 16/12)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Vrischika são comparadas a um vulcão em termos de sensualidade e paixão. Elas estão sempre prontas para entrar em erupção. É muito difícil imaginá-las tão apaixonadas, pois fazem questão de manter uma aparência de autocontrole permanente. Aliás, adoram, e são atraí- das, por relacionamentos que oferecem um clima de mistério, pois gostam de acção e de fazer o papel de “detectives” no jogo da conquista.

Trabalho

Os nativos do signo de Vrischika possuem um temperamento difícil. Mas sabem adaptar-se muito bem a diversos tipos de trabalho. A sua avidez por desafios, às vezes, faz com que assumam duas atividades diferentes ao mesmo tempo. Além do mais, identificam-se com o desenvolvimento intelectual e com os estudos, pois é através deles que conseguem encarar tudo com muita coragem.

  • DHANU (17/12 a 14/01)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Dhanu podem parecer um pouco cruéis, quando aplicam palavras sem pensar. Mas, na verdade, são muito diferentes e especiais. De acordo com a Astrologia Védica, elas são otimistas, joviais e muito sinceras nas questões amorosas. Sem contar que estão sempre prontas para as conquistas, embora não sejam volúveis. No entanto, algumas regras são fundamentais para se relacionar e viver bem com elas: respeitar a liberdade, usar de franqueza e não deixar a monotonia invadir a convivência.

Trabalho

Devido à sua conduta alegre, os nativos de Dhanu são muito queridos, em qualquer ambiente que trabalhem. Mesmo quando têm diante de si alguns desafios importantes para superar, eles os utilizam para aprenderem a ser menos exagerados, evitando as mentiras e resguardando- se do excesso de confiança nos outros. Principalmente aqueles que eles não conhecem muito bem.

  • MAKARA (15/01 a 13/02)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Makara carregam consigo uma máscara de timidez, sobriedade e responsabilidade, que esconde a sua personalidade sonhadora e romântica. Talvez ainda não tenham tido a oportunidade de se apresentarem como realmente são no meio onde vivem. E, para solucionar esse problema, só o encontro com um grande amor, que venha disposto a ajudá-las a se libertarem do peso dessa máscara. Isso poderá ser uma tarefa gratificante para quem escolher uma nativa de Makara.

Trabalho

São pessoas sérias e reservadas, que costumam falar pouco sobre si mesmas. Mas sabem ser amigas como ninguém. São excelentes ouvintes e dedicam-se a ouvir com muita atenção os desabafos dos companheiros, procurando dar conselhos construtivos a quem recorre à sua sabedoria. Além de tudo, são muito pacientes e têm tudo para se encaixar em cargos de máxima responsabilidade, desde tomar conta de crianças até liderar um batalhão do exército.

  • KUMBHA (14/02 a 14/03)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Kumbha têm a fama de serem grandes companheiras por apreciarem estar sempre acompanhadas. Isso acaba por converter- se num estorvo, pois atrapalha um pouco a relação e os momentos mais íntimos do casal, que passa a não se amar com muita frequência, devido ao assédio das pessoas. Para conviver bem com elas, o primeiro passo é compreender as suas excentricidades e despertar constantemente a sua curiosidade.

Trabalho

A versatilidade é uma das principais características das pessoas nascidas sob este signo. De acordo com a Astrologia Védica, elas são capazes de adaptar-se a qualquer tipo de trabalho e encontram sempre as soluções para os problemas do dia-a-dia, principalmente no sector profissional. São pessoas simpáticas e graciosas que cativam todos com a sua sinceridade e o seu jeito amável e solícito. Para completar, têm uma facilidade enorme com a comunicação e adoram lidar com o público.

  • MINA (15/03 a 14/04)

Amor

As pessoas nascidas sob o signo de Mina são possuidoras de gestos delica- dos, são muito carinhosas e costumam utilizar todas as formas que encontram para demonstrar o amor que sentem. Isto porque têm uma certa dificuldade em expressar as emoções mais profundas por meio de palavras. Sabem valorizar uma relação com muito romantismo, fazendo a outra pessoa sonhar ao seu lado

Trabalho

Costumam dedicar-se mais à religião e às obras solidárias do que às confusões. São pessoas de muita fé. E graças a essa fé, encontram apoio em tudo o que fazem, apesar de lutarem muito para vencer e enfrentar as dificuldades quotidianas. E, por agirem sempre com generosidade, conseguem realizar-se com muita dignidade e humildade. E por ser tratar de pessoas sonhadoras, os nascidos sob o signo de Mina só precisam desenvolver um pouco a força de vontade.

Leia também: