As melhores combinações de alimentos para sua saúde

Alimentação saudável e diversificada deixa seu cardápio mais nutritivo e ainda protege o organismo de doenças infecciosas

combinacao de alimentos para ser saudável
Foto: Shutterstock Images

A variedade de nutrientes ingeridos são fundamentais para melhorar as defesas do organismo, por isso conhecer as melhores combinações de alimentos é primordial! “É muito importante conhecermos as fontes alimentares de cada nutriente, pois é bem verdade que nos beneficiaremos.

Isso não é regra para todos os alimentos, pois cada vitamina ou mineral combinam entre si para que a sua eficácia no organismo seja aproveitada com excelência”, afirma a nutricionista funcional Fernanda Granja. Confira alguns alimentos que, quando combinados, têm sua capacidade potencializada!

 

combinacao de alimentos para ser saudável

Foto: Shutterstock Images

 

Abacaxi + hortelã (combater inchaços)

A hortelã é um ótimo detoxificante, ou seja, ela faz com que as toxinas do fígado sejam eliminadas e, com o abacaxi, que é uma fruta com bastante água, o líquido do corpo é facilmente perdido, combatendo assim os inchaços. Além disso, abacaxi com hortelã é uma combinação altamente digestiva, que reduz os gases retidos no organismo.

 

Mamão + linhaça (combater prisão de ventre)

O mamão é rico em fibras insolúveis, assim como a farinha de linhaça. Esse tipo de alimento caracteriza-se por não sofrer com os processos digestivos, ou seja, eles chegam de forma intacta no intestino, ajudando assim na formação do bolo fecal, colaborando para o bom funcionamento do órgão.

 

Suco de laranja + verduras verde-escuras (contra anemia)

Essa combinação é muito boa, pois contém dois tipos de nutrientes: o ferro e a vitamina C. “Sabe-se que para que o ferro seja absorvido, é necessária a ação da vitamina C. Por isso, o consumo de qualquer fonte rica em vitamina C junto com folhas verde-escuras é ótimo para combater a anemia”, comenta a nutricionista.

 

Couve + sementes (combate o colesterol ruim)

Além de possuírem fibras em sua composição, linhaça, chia e outras sementes são fontes de ômega 3 (uma gordura benéfica ao organismo). Por isso, quando são combinadas com as fibras da couve, ajudam no controle do colesterol e estão envolvidos na prevenção de doenças cardiovasculares.

 

 

 combinação-de-alimentos

Foto: iStock.com/Getty Images

 

 

Mais saudável

Cálcio + magnésio + vitamina D: auxilia na prevenção à osteoporose.

Vitamina C + vitamina E: antioxidantes para a pele.

Ferro + ácido fólico + vitamina B12: combate anemia.

Zinco + vitamina C: melhora a imunidade.

 

Saiba mais:

Mitos e verdades da alimentação saudável

4 motivos para acrescentar alecrim na sua alimentação

5 dicas para incluir legumes na sua alimentação

 

Consultoria Fernanda Granja, nutricionista funcional