Arriscar: saiba como vencer o medo e mudar de atitude

Na hora de tomar uma decisão, arriscar e tomar uma atitude diferente pode trazer novas perspectivas e novos resultados para sua vida!

arriscar mulher aventura olhando montanha
FOTO: Reprodução/Pixabay

Arriscar, mudar o comportamento e a atitude são sempre momentos desafiadores da vida. Normalmente, bate aquele medo quando pensamos nas mudanças que certas escolhas podem acarretar. “O medo é o maior vilão quando estamos empacados e não conseguimos fazer uma escolha. Ele se alimenta do desconhecido”, afirma a coach Paula Abreu, especialista em desenvolvimento pessoal.

“O primeiro passo para vencer esse impasse é justamente jogar luz sobre o desconhecido, com o questionamento ‘o que eu vou ganhar se fizer isso?’ e ‘o que eu vou perder se fizer isso’? A partir das respostas, você começa a ter maior clareza sobre o que realmente você teme”, acrescenta a profissional.

arriscar mulher aventura olhando montanha

FOTO: Reprodução/Pixabay

Quando  se  entende  que  a  vida,  acima de tudo, é uma aposta – no sentido de se aventurar e se descobrir –, constantemente se pensa nas chances de algo dar certo ou não. E, dentro da margem de erro (imposta por nós mesmos), é fácil acreditar que os nossos sonhos e nossas vontades são improváveis e que as coisas vão dar errado. No entanto, toda escolha envolve um risco de perdas e ganhos. Então, não se engane: arriscar é necessário  para  alcançar  metas  e  realizar sonhos.

A vida não permite atalhos. Cada história é única e cabe a nós ter coragem para trilhar o caminho que escolhemos, porque se cada um não viver seus próprios sonhos, outra pessoa o fará, e a frustração tomará conta. O risco maior é o da decepção e do arrependimento por não ter conseguido enfrentar o medo e se aventurar pela vida. Por isso, não podemos ficar no mesmo lugar e esperar resultados diferentes! Arriscar e mudar as atitudes são ações essenciais para uma vida cheia de conquistas.

LEIA TAMBÉM

Texto: Nathália Piccoli / Edição: Érika Alfaro / Consultoria:  Paula Abreu, coach especialista em desenvolvimento pessoal