7 opções de argila para o rosto que você deve incluir na rotina de skincare

Conheça os benefícios de cada cor e como realizar a aplicação na pele

argila para rosto
Foto: Reprodução

Quando se trata de começar uma rotina de skincare, a verdade é que, quanto mais naturais forem os produtos, melhores e mais nutritivos eles costumam ser. Desta forma, as máscaras de argila para rosto vem se destacando por serem extraídas de rochas vulcânicas e fontes de diversos minerais.

O ingrediente puro é um grande aliado para manter uma pele saudável e sem precisar gastar muito para isso. Quer saber mais sobre essa alternativa orgânica? Conheça os benefícios de cada uma das cores e descubra qual delas é melhor para o seu tipo de cútis.

Argila para rosto: cores e benefícios

Argila Vermelha

Ideal para quem tem pele sensível e com fundo rosado, a argila para rosto vermelha é rica em óxido de ferro e silício, por isso, é uma ótima opção para quem busca uma maior hidratação da cútis e ação antioxidante. Além disso, ela também age contra o envelhecimento precoce.

Argila cinza

Ótima para realizar a esfoliação da pele (por conta da presença de titânio em sua composição), também é excelente para eliminar a acne e os cravos. Em alguns casos, pode, até mesmo, eliminar manchas e regular a oleosidade em todo o rosto.

Argila Branca

Excelente para quem possui cútis sensível e com baixa oleosidade, a argila branca apresenta ação cicatrizante e anti-inflamatória. Além disso, contribui para regular o pH de todas as regiões do rosto, incluindo a zona “T” (meio da testa e nariz).

Argila rosa

Resultado da mistura entre as argilas vermelha e branca, seus benefícios são, literalmente, um mix dos encontrados nessas outras duas. Indicada para peles sensíveis e delicadas, contribui para remover as células mortas e cicatrizar feridas.

Argila Marrom

Com poder adstringente e cicatrizante, a argila marrom, que é uma das mais populares, é número um no combate à acne, milhos e cravos. Além disso, age como uma máscara anti-idade, já que possui efeito rejuvenescedor e tonificante – dando maior firmeza à pele.

Argila roxa

A argila roxa é criada a partir da mistura da marrom e da rosa e age, principalmente, contra a flacidez. Outros benefícios dela estão na regularização da hidratação de peles secas e maduras. Por isso, é uma das mais buscadas por mulheres que já passaram pela menopausa, por exemplo.

Argila verde

Indicada para peles oleosas e acneicas, a argila verde possui propriedades adstringentes, esfoliantes e antibactericidas que são bastante recomendadas para eliminar espinhas e cravos, já que contribuem para regular o sebo da pele e fechar os poros.

Passo a passo para fazer a aplicação

  • Sempre aplique a máscara à cútis quando estiver com a pele limpa e sem nenhuma maquiagem;
  • Para aumentar ainda mais seus efeitos, faça uma vaporização antes de aplicar a argila – fique com o rosto próximo a uma bacia de água quente por alguns minutinhos ou deixe uma toalha embebida com o líquido na pele;
  • Evite ao máximo aplicar o conteúdo na região dos olhos e dos lábios para não causar inflamações. Essas áreas são muito sensíveis;
  • Deixe o produto natural agindo por 15 minutos (para uma limpeza suave) ou 30 minutos (para um tratamento mais intenso);
  • Retire a argila do rosto lavando normalmente com água e um sabonete neutro (caso necessário);
  • Pode ser que algumas cores causem um pouco de pinicação e deixem a cútis avermelhada mesmo após retirar a argila. Não se preocupe, isso é normal e resultado da ativação da circulação causada pela máscara;
  • Após a aplicação da argila, procure não utilizar cremes no rosto e deixe a pele descansando por, pelo menos, cerca de 2 ou 3 horas.

Leia também: