Aprimore sua tapioca: recheios lights e deliciosos para colocar na dieta!

A tapioca pode ser a queridinha de quem está na dieta, mas se a intenção é perder peso, é preciso ficar de olho no recheio da farinha.

Tapioca em cima de mesa de mandeira, recheada com queijo
Foto: Shetterstock.com

Por possuir poucas calorias, a tapioca pode ser uma grande aliada no momento de conquistar os quilinhos a menos, porém, quando combinada com recheios gordurosos, calóricos e nada saudáveis, sua luta para perder as gorduras extras podem se transformar em pesadelo. Por isso, invista em recheios lights, termogênicos e detox que, além de serem deliciosos e leves, são saudáveis e ótimos para se consumir no pré ou pós treino.

Tapioca em cima de mesa de mandeira, recheada com queijo

Foto: Shutterstock.com

Recheios light

Queijo branco e peito de peru
Tradicional e simples de fazer, o recheio de queijo branco e peito de peru é o preferido no quesito praticidade. Além disso, esses alimentos aumentam o teor de cálcio, vitaminas e proteínas. Basta colocar 2 fatias de cada quando a massa estiver consistente e fechar a tapioca, formando uma meia lua.

Frango desfiado
Outra opção é combinar 2 colheres (sopa) de frango desfiado com 2 colheres (sopa) de ricota. Assim como no caso do recheio anterior, a combinação desses dois ingredientes aumenta os benefícios da refeição, deixando-a mais saudável.

Queijo Cottage
Não tão conhecida, porém igualmente saborosa e saudável, a combinação de queijo cottage, chia e mel rende um ótimo recheio. A presença de proteína, através do queijo, eleva o teor de cálcio, vitaminas e proteínas. Já a chia aumenta a quantidade de fibras, proteínas e minerais, além de conter ômega 3 e 6.

Atum
O recheio de atum é outro que acrescenta nutrientes à tapioca. “Com a presença de ômega 3, uma gordura ‘do bem’, traz diversos benefícios para a saúde, como o aumento do HDL (colesterol bom) e a redução do LDL (colesterol ruim)”, explica a nutricionista Ana Lúcia Pontello.

Rúcula e tomate seco
O recheio de rúcula com tomate seco é outra aposta deliciosa e nutritiva, já que “a rúcula ajuda a combater os radicais livres, pois é rica em antioxidantes, como as vitaminas C, K e A e, o tomate, por sua vez, possui, entre outros benefícios, a presença do licopeno, antioxidante e anticancerígeno, pois tem sido associado a estudos que envolvem redução dos riscos de câncer de pulmão e próstata”, completa a nutricionista.

Tapioca recheada

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Outras opções

Os recheios termogênicos e detox também são excelentes para a dieta já que, por conterem baixo teor calórico e alto valor nutritivo, são benéficos tanto para alcançar os quilinhos a menos quanto para a saúde. Se quiser investir nos termogênicos, aposte nas seguintes combinações: banana com canela, creme de ricota com geleia de pimenta, gengibre (como recheio ou tempero) e morango com óleo de coco. Canela, pimenta e cacau também são ótimas pedidas! Caso prefira os recheios detox, opte por brotos, salsinha, geléia de mirtilo e tomilho. Para um preparo um pouco mais elaborado, com combinações, adicione à tapioca: mussarela de búfala com rúcula e tomate cereja, frango desfiado com folhas de agrião, ricota com folhas de espinafre e atum com crispy de couve.

Diga não aos recheios calóricos!

Para o sucesso da dieta, a nutricionista Carolina Berger, da rede Mundo Verde, informa quais alimentos devem ser evitados na preparação dos recheios da tapioca: carne seca, requeijão, queijos amarelos como mussarela, prato e cheddar, maionese, bacon, ovo, linguiça calabresa, chocolate, doce de leite, leite condensado e goiabada.

A massa…

Como não só o recheio integra a tapioca, é importante também deixar a massa mais nutritiva e saudável. Para isso, acrescente alimentos funcionais como chia, linhaça, semente de gergelim, farelo de aveia, quinoa e amaranto em flocos. Outra dica é incluir cereais integrais para aumentar o tempo de saciedade e auxiliar no funcionamento adequado do intestino.

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