Aprenda a elaborar um roteiro de viagem exclusivo!

Planejar com antecedência os locais que deseja conhecer é o segredo para fazer a viagem render mais. Aprenda a fazer um roteiro exclusivo para sua viagem.

Por Vinicius Galico - 19/05/2017
Roteiro: Imagem de um casal com um mapa em mãos

Elaborar o seu próprio roteiro pode deixar a viagem mais fascinante. Foto: Shutterstock

Passagens compradas, hotel reservado… É hora de selecionar cada um dos lugares que deseja conhecer na cidade para onde vai, sem se esquecer daqueles que fizeram você escolher o local como destino de suas férias. Segundo a consultora de viagens Vanessa Segura Sanches Cozza, mesmo em viagens curtas dá para otimizar o tempo para conseguir desfrutar do que a cidade ou país tem de melhor. Para elaborar um roteiro, só é preciso um pouco de organização, planejamento e um bom mapa.

Elabore um roteiro

Assim que decidir o destino da viagem, comece a pesquisar quais locais da cidade que irá visitar você tem vontade de conhecer. Considerando o número de dias que irá ficar por lá, crie uma listinha, que pode incluir, além dos pontos turísticos, restaurantes, museus, parques e locais de compra, como shoppings e outlets. Com todos esses locais em mãos, pegue um mapa da cidade e veja onde fica cada lugar. Uma boa dica é separar os que ficam mais próximos para serem visitados no mesmo dia. Nesse caso, vale a pena pensar em restaurantes, cafés, bares e casas noturnas legais que deseja conhecer para intercalar entre um ponto turístico e outro ou para curtir à noite. Para facilitar a sua locomoção, escolha um hotel que fique próximo a áreas onde há grande número de pontos turísticos. “Mesmo que precise pagar um pouquinho mais, é melhor ficar bem localizado na cidade. Você com certeza vai economizar tempo e dinheiro com táxi e outros transportes”, afirma Vanessa.

Melhores dias

Se possível, evite visitar os principais pontos turísticos da cidade nos fins de semana ou feriados. Eles tendem a estar lotados ou com longas filas. “Deixe o sábado e o domingo para compras, restaurantes e shows”, indica a consultora de viagem. Outra dica para fugir de tumultos é adquirir bilhetes especiais que permitem que o turista corte as filas de monumentos. “Geralmente custam um pouco mais, porém valem a pena”, completa Vanessa. É possível comprar tickets de entrada e passeios para diversos lugares da cidade em que pretende viajar antes mesmo de viajar, enquanto ainda estiver no Brasil. Contudo, eles tendem a ser mais caros do que os vendidos no próprio ponto turístico. “Apenas tome cuidado com compras pela internet para não correr o risco de perder dinheiro. O ideal é procurar um agente de viagens para tirar suas dúvidas sobre as necessidades de compra antecipada”, ressalta a especialista.

Vá de ônibus

No quesito transporte, os ônibus turísticos – normalmente de dois andares, com a parte superior panorâmica – são ótimas opções, principalmente nos primeiros dias de viagem. Eles passam por todos ou, pelo menos, pela maioria dos pontos turísticos da cidade e permitem que os visitantes possam conhecê-los rapidamente e de forma econômica. Durante o trajeto, o turista recebe um fone de ouvido para escutar, em diversas línguas, as informações de cada ponto turístico da cidade. “Depois de passar por todos esses lugares, você pode voltar com o próprio ônibus e descer em cada parada de interesse para explorar o ponto turístico. Depois da visita, volte para o ponto de ônibus, suba no próximo veículo e siga para o próximo local de interesse”, ensina a especialista. Outra vantagem relacionada a esse meio de transporte é que você pode comprar passes para um ou mais dias e, nesse último caso, as companhias normalmente oferecem um preço promocional.

Roteiro: imagem de uma mesa com um diário, câmera, passaportes, bússola, mapa e um binóculos

Fazer seu próprio roteiro para viagem é mais simples do que parece. Foto: Shutterstock

Dicas para seu roteiro

  • Peça indicação de restaurantes, cafés e casas noturnas para amigos que já estiveram na cidade para onde pretende viajar.
  • Ao montar o roteiro de viagem, tome cuidado para não colocar muitas visitas no mesmo dia. Caso contrário, você acaba fazendo muitos passeios, mas não terá tempo de desfrutá-los.
  • Caso vá viajar com muitas pessoas, redobre a paciência e mantenha a disciplina para que consiga cumprir o roteiro. Uma boa opção é dividir as pessoas em grupos, assim, cada um pode seguir em seu ritmo ou desfrutar de lugares que combinam mais com o seu perfil.
  • Deixe alguns dias livres em seu roteiro sem nenhuma visita predeterminada. Durante a viagem, com certeza você ficará sabendo de locais diferentes que podem despertar o seu interesse.

Leia mais:
Primeira viagem? Respondemos 7 dúvidas sobre embarques no aeroporto
Intercâmbio: dicas e cuidados para viajantes inexperientes

Texto: Redação Alto Astral