Sem furar a dieta: aprenda a comer saudável nos restaurantes por quilo!

Pese bem as calorias: aprenda a comer saudável fora de casa e saiba como incluir alimentos leves e nutritivos para não furar a dieta

casal comendo no restaurante
Foto: iStock.com/Getty Images

Almoçar nos famosos restaurantes self-service pode ser uma grande arma a favor da sua dieta. Além de proporcionarem um cardápio bastante variado, neles você ainda tem a possibilidade de controlar aquilo que irá compor o seu prato. Mas, como nem todos os alimentos oferecidos são saudáveis ou de baixa caloria, confira algumas dicas preciosas para resistir às tentações e comer saudável onde quer que seja:

casal comendo no restaurante

Foto: iStock.com/Getty Images

Escolha antes de comer

Dê aquela tradicional observada nos alimentos oferecidos no dia antes de montar o seu prato. Reflita sobre as combinações que podem ser feitas, balanceando os alimentos calóricos com as comidas mais magrinhas. 

Primeiro as saladas

Abuse do bufê de saladas, escolhendo as verduras e legumes antes dos pratos quentes. Invista nas bem coloridas, que são mais nutritivas. E na hora de temperá-las, opte pelo azeite de oliva extravirgem, vinagre, limão e pouco sal.

Prato balanceado para comer saudável

Um prato balanceado deve conter carboidratos (arroz, massa ou pães), proteínas (carnes, feijão), fibras (saladas) e uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente de origem vegetal.

De olho nas bebidas

Diga não a qualquer tipo de refrigerante, mesmo os light. Sucos são menos calóricos e não contêm adição de gás, que dilatam o estômago. Evite também bebidas com leite, que dificultam a absorção de ferro pelo organismo.

E a sobremesa?

Você não precisa se privar de uma saborosa sobremesa só porque está de regime, não é mesmo? Dê preferência às frutas e gelatinas, que são pouco calóricas. Caso bata aquela vontade de comer um mousse de chocolate, escolha opções mais magras no almoço e invista numa porção menor do doce. Apenas evite fazer esse tipo de substituição todos os dias.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista

LEIA TAMBÉM