Apartamento e pet: como preparar os cômodos para eles
Confira projetos que provam que apartamento e pet têm tudo a ver!
Foto: Divulgação
Compartilhe:
Por Redação Alto Astral
Não é só quem tem quintal que pode ter animais de estimação em casa. Em espaços pequenos, é possível planejar um reduto para os pets – inclusive criar opções alternativas e práticas de lazer. Nós trouxemos projetos que provam que apartamento e pet tem tudo a ver. Confira opções práticas e baratas de decoração para o seu pet!
Sala de apartamento super charmosa com soluções fáceis para entreter os felinos. (Projeto 1: Daniele Zide, Rio de Janeiro – RJ | Foto: Divulgação)
A arquiteta Daniele Zide apostou em uma solução prática e inteligente para acomodar os felinos no apartamento. Os donos do imóvel ansiavam por uma sala que conjugasse um estar com TV e home theater, mesa de jantar e uma espécie de parque de diversões para suas duas gatinhas – hoje são três. “O playground felino foi pensado desde o começo junto com o restante da sala, permitindo a integração total de todos os membros da família”, explica a profissional. O melhor é que, quando está vazio, o playground funciona como um adorno da parede e não interfere no estilo da decoração.
Criatividade na decoração do apartamento para o pet
Neste outro projeto, das designers de interiores Janaína Naves e Patrícia Nassif, a ideia foi proporcionar muita diversão ao pensar na acomodação do cachorro em apartamento. O espaço de 3m² precisou de criatividade para ser renovado.
O pallets de madeira com rodízios e futon serviram de cama para o pet. (Projeto 2: Janaína Naves e Patrícia Nassif, Belo Horizonte - MG | Foto: Divulgação)
1 | 2
Pneus pintados e feitos de decoupagem e com uma confortável almofada por cima, são um dos espaços favoritos do cãozinho. (Projeto 2: Janaína Naves e Patrícia Nassif, Belo Horizonte - MG | Foto: Divulgação)
2 | 2
Cuidados essenciais
Quando se tem pet em casa, os danos aos móveis são inevitáveis. Patrícia e Janaína sugerem cobrir a porta com uma chapa de acrílico transparente da base até a altura logo abaixo da maçaneta para evitar arranhões. Dani Zide aconselha o uso de sarja, lona de caminhão e couro sintético no estofado do sofá. Quando se fala em apartamento e pet, “capa é fundamental”, pontua. Além da beleza, a decoração pensada para os pets deve ser segura. Veja como!
Apartamento e pet: ambientes seguros
No banheiro: Não deixe que o pet coma rolo de papel higiênico, sabonetes, xampus ou saco de lixo. Mantenha a tampa do vaso sanitário sempre fechada para evitar que o bichinho caia dentro. Guarde objetos cortantes, como lâmina de barbear e tesouras, em locais altos ou fechados. (Foto: Shutterstock/Pixabay Images)
1 | 6
Na cozinha: Guarde os objetos cortantes e talheres em locais de difícil acesso aos animais. Jogue os restos de comida em lixeiras e as deixe sempre tampadas e afastadas. Para uma casa segura, mantenha os armários fechados para evitar que os pets entrem e fiquem presos por muito tempo. (Foto: Shutterstock/Pixabay Images)
2 | 6
Na garagem: Muito cuidado na hora de colocar ou tirar o carro para evitar atropelamentos. Lembre-se que existem animais que gostam de dormir embaixo do carro, fique atenta! "Cuidado com os fios elétricos que ficam muito próximos do chão e de fácil acesso para o animal: eles podem querer brincar, mordiscar o fio e tomar um choque", alerta Cleiser Kurashima, veterinária. (Foto: Shutterstock/Pixabay Images)
3 | 6
No quintal: A área externa também deve ser segura. Por isso, seja cautelosa com o jardim, pois diversas plantas ornamentais são tóxicas e se o animal comê-las poderá ser prejudicado. Exemplos de plantas tóxicas: azaléia, comigo-ninguém-pode e espada-de-são-jorge. (Foto: Shutterstock/Pixabay Images)
4 | 6
Nos quartos: Os bichinhos gostam muito de brincar com meias, porém ao ingeri-las eles podem sofrer uma obstrução intestinal. Mantenha os brinquedos das crianças, principalmente aqueles com peças muito pequenas, bem guardados. (Foto: Shutterstock/Pixabay Images)
5 | 6
Na sala: Cuidado com o contato dos animais com enfeites e pesos de porta, pois eles podem se intoxicar ou engasgar com determinados materiais. (Foto: Shutterstock/Pixabay Images)