Contaminação: Anvisa aponta os alimentos com maior quantidade de agrotóxicos

Segundo dados da agência, a laranja é o alimento que apresentou maior potencial de contaminação aguda

Confira quais são os 10 alimentos com maior potencial de contaminação aguda, segundo dados da Anvisa
Confira quais são os 10 alimentos com maior potencial de contaminação aguda, segundo dados da Anvisa. FOTO: Vinicius Tupinamba e Shutterstock Images

Mesmo sendo comprovado que a contaminação por esse tipo de produto pode trazer consequências perigosas, o Brasil ainda é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Estudos para proibir a comercialização de alguns dos mais nocivos, como o glifosato – recentemente associado ao surgimento de câncer, em um estudo da Organização Mundial da Saúde -, e o 24D – um dos componentes do “agente laranja”, veneno usado pelos Estados Unidos na Guerra do Vietnã – já estão em andamento, mas ainda vai demorar para que o uso desses venenos seja realmente abolido por aqui.

Enquanto isso, as evidências de que estamos cada vez mais expostos aos efeitos dessas substâncias não param de surgir. Uma nova pesquisa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostra uma lista dos alimentos que apresentam maior risco de contaminação aguda por agrotóxicos, que representa os casos de intoxicação que podem ocorrer dentro de até 24h após o consumo do alimento devido a presença de substâncias nocivas à saúde.

O alimento que apresentou maior índice de contaminação foi a laranja: 12% das amostras analisadas apresentaram potencial risco agudo. Na pesquisa, foram analisadas ao todo 12.051 amostras de 25 alimentos de origem vegetal e 232 tipos diferentes de agrotóxicos em cada amostra monitorada. Desse total, 2.371 amostras (19,7%) foram consideradas insatisfatórias, por apresentarem concentração de resíduos superior ao Limite Máximo de Resíduo (LMR) determinado pela Anvisa, ou resíduos não autorizados ao tipo de cultura.

 

A laranja aparece em primeiro lugar na lista de alimentos com maior potencial de contaminação aguda da Anvisa

A laranja aparece em primeiro lugar na lista de alimentos com maior potencial de contaminação aguda da Anvisa. FOTO: iStock.com e Getty Images

A seguir, confira a lista com os 10 alimentos que apresentaram maior potencial de risco de contaminação aguda. Você pode também conferir a tabela completa e outros dados da pesquisa clicando aqui.

Texto: João Paulo Fernandes/Colaborador

 

LEIA TAMBÉM