Anunciação de Nossa Senhora: entenda essa ocasião abençoada

No dia 25 de março é celebrada a Anunciação de Nossa Senhora, um momento que marcou a história cristã. Saiba mais e peça pela intercessão da Virgem Maria!

Vitral de Nossa Senhora e o Menino Jesus
Foto: Shutterstock

No dia 25 de março é celebrada a Anunciação de Nossa Senhora, um momento que marcou a história cristã. Entenda a importância deste acontecimento para a humanidade e receba a luz da humildade da Virgem Maria.

Anunciação de Nossa Senhora

Foto: Shutterstock

Anunciação de Nossa Senhora

Graça valiosa

Precisamente nove meses antes do Natal, o Anjo Gabriel anunciou à Maria que ela seria a responsável por colocar no mundo o Filho de Deus, aquele que salvaria todos os homens. Um pouco conturbada, a Virgem não entendia como poderia conceber o Menino Jesus se não havia tido contato carnal com nenhum homem, já que perante a tradição da época, as mulheres deveriam se casar virgens.

Como sempre foi uma pessoa muito religiosa, Maria aceitou a missão que lhe foi concedida, demonstrando o quanto acreditava em Deus e, também, o motivo pelo qual foi a escolhida para trazer o Salvador ao mundo. A data deste advento costuma ser festejada por muitos fiéis, já que trata de um dos mistérios mais sublimes do Catolicismo: a chegada do Messias.

 

Palavras santas

O Papa Francisco assim definiu Nossa Senhora no momento na Anunciação: “Era silenciosa, mas dentro do seu coração, quanta coisa dizia ao Senhor! (…) Ela, com o silêncio, cobriu o mistério que não entendia e com este silêncio deixou que este mistério pudesse crescer e florescer na esperança (…). O silêncio é o que protege o mistério”. Dessa forma, devemos aprender com Maria uma importante lição: saber aceitar a vontade de Deus com muita humildade, confiando na obra que Ele tem para nós, afinal, isso é fundamental para a nossa salvação e felicidade eterna.

 

Preces poderosas

Exaltação à anunciação
“Todo-Poderoso, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, vós mostrastes a beleza do vosso poder ao exaltar a humilde Virgem de Nazaré e torná-la Mãe do nosso Salvador. Permita que as preces dirigidas a esta santa tragam Jesus para este mundo esperançoso e preencha o vazio da indecisão. Com a presença do vosso Filho, que vive e reina ao vosso lado, e com o Espírito Santo para todo o sempre. Amém.”

Prece para São Gabriel
“Ó amado mensageiro de Deus, permaneça sobre todos aqueles a quem eu desejo paz e felicidade. Abra tuas asas sobre os berços dos recém-nascidos, abençoando-os. Tu, que anunciastes a vinda de Jesus, dê para a juventude o poder imaculado de transformar o mundo com as próprias mãos. Motive-os a encontrar as virtudes existentes em seus corações através de Maria. Hoje, lembro das nobres palavras pronunciadas por ti, arcanjo Gabriel, no dia da anunciação: ‘Nada é impossível para Deus’ e repetirei-as sempre que alguém precisar, com todo amor e confiança de que Nosso Senhor auxiliará todos aqueles que caírem. Amém.”

LEIA TAMBÉM

Edição: Rafael Barbosa/Colaborador | Design: Gabriel Andrade/Colaborador