Android: aprenda como realizar backup nos smartphones e tablets

Realizar o backup nos dispositivos é uma tarefa que nem todas as pessoas costumam fazer. Entenda a importância e como realizar o processo em seu Android!

mulher-segurando-celular-smartphone-backup-android
FOTO: iStock.com

Fazer o backup do seu smartphone ou tablet é uma tarefa muito importante, entretanto, várias pessoas se esquecem de fazê-lo. Ao realizá-lo, os dados do seu dispositivo são salvos onde desejar. Isso evita ocasionais perdas de conteúdo caso alguma falha ocorra em seu aparelho. Esse processo é bastante utilizado no caso de troca de celulares. O usuário pode salvar informações contidas no aparelho antigo, como dados de aplicativos, senhas de Wi-Fi e configurações do dispositivo e transferi-las sem medo ao novo aparelho que adquirir.

Confira abaixo duas formas para realizar o processo em seu smartphone ou tablet:

mulher-segurando-celular-smartphone-backup-android

FOTO: iStock.com

Armazenamento online

O sistema Android oferece dois modos de backup para os seus usuários. Um deles é utilizando o recurso do armazenamento on-line. Com essa ferramenta, por meio de uma conta Google, você pode salvar e sincronizar o seu conteúdo por meio do salvamento na nuvem. Isso facilita com que o usuário possa acessar dados como contatos, fotos, músicas, e-mails, favoritos, entre outros arquivos presentes em suas contas Google, por meio de outros dispositivos. O armazenamento se dá on-line e os arquivos não correm o risco de se perderem em computadores. Já no outro processo, o usuário tem a opção de fazer uma cópia de segurança dos seus dados e, então, restaurar o sistema de seu aparelho para o padrão de fábrica. Mas, tenha cuidado ao optar por esse caminho. Uma vez restaurado o padrão, todos os seus dados pessoais salvos no dispositivo se perderão, tais como mensagens, contatos, fotos, arquivos, aplicativos, entre outros.

Backup manual

Uma alternativa simples e prática pode evitar futuras dores de cabeça: realizar um backup manual. Transfira os arquivos de seu aparelho para um PC por meio de cabo USB ou então utilize um cartão de memória. Assim, você pode salvar todo o conteúdo que possui armazenado em seu aparelho. Utilizar serviços como o Dropbox, por exemplo, que armazenam dados na nuvem, também é uma ótima opção. Escolha o que deseja salvar e tenha acesso rápido a todos os arquivos.

 

Leia também!

4 aplicativos de armazenamento em nuvem para smartphone

Android: 4 dicas para usar a bateria por mais tempo

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora