Anamorfose: conheça esse tipo de ilusão de ótica

Viu uma imagem distorcida na rua? Se olhar por outro ângulo, ela se transforma em traços surpreendentes. Conheça a anamorfose, um tipo de ilusão de ótica

anamorfose ilusao otica distorcao bebe
Imagem: Reprodução

Você caminha pela rua e, de repente, vê um desenho pintado na calçada. Na verdade, mais parece um grande borrão. Ao dar mais um ou dois passos, dá para notar que trata-se de uma imagem distorcida. Mas, olhando de um certo ângulo, você acaba enxergando a imagem: e é espetacular!

anamorfose ilusao otica distorcao bebe

Imagem: Reprodução

Conheça a anamorfose!

Essa técnica de pintura tem sido usada por muitos grafiteiros e artistas de rua. Seu nome? Anamorfose. A palavra vem do grego anamórphosis, que significa “formado de novo”. Uma perspectiva anamórfica está presente ao se criar uma imagem indecifrável e com proporções distorcidas quando vista de maneira habitual. Porém, sob um ponto de vista específico, ganha proporções reais e tridimensionais, parecendo real.

“A anamorfose é utilizada para corrigir imperfeições no plano de uma imagem através de uma distorção da perspectiva. Ela depende do ponto de vista e facilmente percebida quando o observador dá alguns passos para o lado.

anamorfose ilusao otica distorcao gizes

Imagem: Reprodução

No grafite

Percebe-se esse recurso quando grafiteiros pintam uma parede com irregularidades ou quando um artista plástico pinta afrescos nos cantos da abóbada de uma igreja”, exemplifica o professor de física Patrick de Almeida Pinto.

 anamorfose ilusao otica tailandia distorcao

Imagem: iStock.com

Em um festival de pinturas 3D em Bangkok, na Tailândia, de 2014, havia esta pintura acima perto de um shopping. Parece que existe um mundo subterrâneo lá em baixo, não é? Que assustador!

LEIA TAMBÉM:

TEXTO e EDIÇÃO: Ricardo Piccinato – CONSULTORIA: Patrick de Almeida Pinto, professor de física