Amora: fruta que tem o poder de prevenir e combater o câncer

Você sabia que amora é uma fruta rica em nutrientes antioxidantes? E esses nutrientes são muito eficazes na prevenção do câncer. Veja mais!

amora-suco-beneficios
Foto: iStock.com/Getty Images

Entre os benefícios da amora estão o controle da oxidação no organismo e a redução do colesterol ruim. “Tem ação anti-inflamatória, antioxidante e estimulante”, comenta a nutricionista Fernanda Nunes. E ela ainda melhora as funções do sistema gastrointestinal”, garante nutricionista Viviane Mallet. Isso porque a versão seca possui maior concentração de nutrientes que favorecem o trabalho do intestino e combatem a sensação de inchaço e alivia inflamações na boca e na garganta. E para evitar doces calóricos, a frutinha é uma ótima opção, podendo ser consumida à vontade.

amora-suco-beneficios

Foto: iStock.com/Getty Images

Poder antioxidante

Rica em cálcio e fósforo, a amora previne a osteoporose, pois esses dois minerais são responsáveis por preservar a saúde dos ossos. A frutinha faz parte do grupo das frutas vermelhas, consideradas poderosas antioxidantes. “As frutas vermelhas têm alto poder antioxidante, isso se deve principalmente ao ácido elágico contido nesses alimentos. Ele impede a formação dos temidos radicais livres, que agem no envelhecimento e no câncer”, explica a nutricionista Andréia João. Por isso, assim como a cereja, o morango e a framboesa, a amora protege o corpo contra doenças degenerativas. A fruta também é capaz de minimizar o aparecimento de rugas e cabelos brancos. Por ser pouco calórica, pode ser consumida à vontade em sucos.

Os compostos antioxidantes da amora também previnem contra doenças cardiovasculares, pois impedem a oxidação do colesterol ruim (LDL) e consequente formação de placas nas artérias, que podem causar infarto e derrame.

Receita de suco de amora

E por que não aproveitar todos esses benefícios que são fornecidos por meio dessa pequena poderosa? Confira abaixa uma receite de suco de amora delicioso que irá ser um ótimo complemento no seu cardápio semanal!

Ingredientes:

  •  100g de amoras maduras
  • 1/2 copo (125ml) de suco de uva integral

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Adicione gelo a gosto e beba em seguida.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Andréia João, Fernanda Nunes e Viviane Mallet, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM: