5 dicas para apimentar as relações longas

Tire algumas dúvidas sobre o que fazer para manter o desejo sexual em relacionamentos duradouros

Nem sempre é possível manter a tal da “chama acesa” em relacionamentos longos. Veja só algumas dicas:
Nem sempre é possível manter a tal da “chama acesa” em relacionamentos longos. Veja só algumas dicas: - Shutterstock

por Julia Natulini
Publicado em 10/12/2021 às 20:00
Atualizado às 20:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Nem sempre é possível manter a tal da “chama acesa” em relacionamentos longos. É comum ouvir de casais que estão há muitos anos que a rotina, a convivência e as preocupações diárias com filhos, carreira e tarefas domésticas acabam afetando a criatividade na hora da intimidade e impactando no desejo sexual.

Para entender como é possível driblar essa situação, Alto Astral ouviu alguns especialistas para garimpar dicas que podem ajudar a apimentar um pouco mais o namoro ou casamento de longa duração. Veja só:

1) Tomem banho juntos

No início do relacionamento, tomar banho juntos é uma novidade perfeita para deixar os dois ainda mais íntimos e aconchegados. No entanto, conforme os anos vão passando,  alguns casais acabam deixando isso de lado. Mas, que a verdade seja dita: o que é bom precisa ser mantido e não esquecido. Se permita curtir sempre esse momento.

2)  Inovem os lugares e as posições do sexoPesquisem posições divertidas e inovadoras diferentes das que estão acostumados. Por mais que estejam habituados a transar de um determinado jeito, a novidade sempre alimenta o tesão. Se der errado, vocês ainda podem dar boas risadas. Além disso, não caem na mesmice de só transarem no quarto. Tentem experimentar fazer sexo em ambientes como cozinha, sala e até lavanderia (por que não?) ou conhecer novos motéis.

3) Comprem sex toys para apimentar a relaçãoInvestir na hora do sexo vai além de só se preocupar com a lingerie, não é mesmo? O casal pode fazer compras juntos de brinquedos eróticos que dão aquele up na relação. Algemas, cordas e fantasias são os mais utilizados. Porém, não descartem a opção de encontrar novidades por aí que possam agregar no momento da intimidade.

4) Saiam da rotina Inove nos hábitos. Se transam só à noite, tentem compartilhar alguns momentos juntos de manhã. Se gostam de transar à meia-luz, experimentem iniciar as preliminares no escuro total. Inventar novidades na cama fortalece o vínculo e a conexão.

5) Deixe claro as suas preferências A comunicação é fundamental em qualquer situação da relação. Na hora do sexo, há quem prefira apenas se ligar nas sensações, mas caso sinta a necessidade de comentar algum desejo, deixe claro. Não importa o tempo que estão juntos, a vida sexual saudável deixa a relação ainda mais prazerosa e saudável. Não tenha medo de falar o que gosta e o que quer mudar. 

Fontes: Carla Cecarello, psicóloga e sexóloga; Fernanda Pauliv, consultora e palestrante de sensualidade, e Rosely Salino, psicóloga, sexóloga e terapeuta de casais.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.