Banheiro pequeno? Confira dicas superpráticas para otimizar o espaço

Avalie

Não é porque seu banheiro tem medidas reduzidas que ele deve ser deixado de lado na hora da decoração. Preparamos um projeto inédito com apenas 3,85m² com algumas dicas para que este cômodo fique lindo e, ao mesmo tempo, funcional. Confira e comprove que criar uma planta em 3D é ainda mais útil quando o se tem um banheiro pequeno, já que é possível planejar bem para aproveitar cada cantinho.

Banheiro pequeno

Imagem: Edson Iukawa

1. Use espelhos

Além de ser essencial em um banheiro, o espelho é um grande curinga para dar aquela sensação de que o ambiente é mais amplo do que é de fato. Se o espaço permitir, vale até colocar um espelho maior – aqueles que você vê o corpo inteiro. Outra boa dica é instalar iluminação logo acima do item decorativo. A sensação de amplitude fica maior ainda.

2. Aproveite as paredes

Uma maneira muito simples de otimizar espaço é verticalizar a decoração. Neste banheiro, até a parede acima do vaso sanitário foi aproveitada para a instalação de um toalheiro. Assim, é possível deixar as toalhas secando no próprio cômodo.

3. Compre móveis práticos

O uso de mobiliário funcional é importante em qualquer espaço, especialmente nos reduzidos. Um bom projeto de marcenaria pode facilitar a organização do banheiro, sem deixá-lo com o aspecto exagerado. Também é essencial apostar em armários de pouca profundidade que não atrapalhem na circulação.

4. Instale box de correr

Um dos modelos de box mais procurados é o box de correr ou box frontal, que é também conhecido como box reto. Esse modelo otimiza o espaço, já que possui uma base que fica fixa e outra que a percorre com o auxilio de roldanas, ocupando uma área reduzida do banheiro. O vidro transparente também auxilia no aumento do espaço visual.

5. Invista no design!

Colocar um vaso de planta ou quadros no cômodo, além de ser uma tendência, faz toda a diferença na decoração. E o melhor: custa bem pouco. Você pode combinar vários vasos pequenos ou apostar em um único grande. Quanto aos quadros, prefira os emoldurados e que tenham algum tipo de película de proteção, afinal, a umidade natural do banheiro pode danificar as peças em longo prazo.

Texto: Laís Rodrigues

LEIA TAMBÉM