Para os amantes de viagens, o ecoturismo pode ser uma nova forma de descobrir o mundo

O ecoturismo é uma forma diferente de viajar e entrar em contato com a natureza. O Brasil é o pais ideal para praticá-lo.

Foto de uma pessoa praticando ecoturismo
Por Vinicius Galico - 10/08/2018

O ecoturismo vem ganhando espaço entre os amantes de viagens. Foto: Wikimedia Commons

Poder viajar, adquirir vivências e ainda por cima aproveitar os benefícios que estar em contato com a natureza trás – além de colaborar para a sua preservação. Interessante, não? Pois é, esse é o ecoturismo, um tipo de turismo relativamente novo, mas que pode ser uma ótima alternativa que você procura.

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e a EMBRATUR, o “ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”.

Cada vez mais popular no Brasil, este tipo de turismo é caracterizado pelo contato com a natureza e envolve tanto a vivência quanto a conscientização ambiental para os turistas. O ecoturismo pode ser entendido como as atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental.

Nosso país possui uma grande biodiversidade, é só lembrar da Amazônia, da Mata Atlântica, do Cerrado e Pantanal, que são só alguns exemplos de ecossistemas existentes por aqui. Isso faz com que o Brasil seja o lugar ideal pra se praticar o ecoturismo. Esse segmento pode proporcionar experiências enriquecedoras para os turistas e ainda contribuir para a conservação dos ecossistemas.

Ficou interessado? Pois então confira algumas sugestões de destinos!