Reflexões para aliviar a tensão emocional em tempos de pandemia

Vivendo um momento de cada vez e apreciando as pequenas coisas para criar uma vida mais leve e de bem com a mente

aliviar tensão emocional
Foto: mammothsickaegeancat

Pensar bem e sobre o bem pode ser uma das mais essenciais curas para a alma. Em momentos tão incertos, como os que estamos vivendo com a pandemia do novo coronavírus, é preciso focar naquilo que é capaz de aliviar a tensão emocional e que nos faz seguir em frente diariamente.

Para te ajudar, nós separamos algumas reflexões que funcionam como mantras para levar uma vida mais estável psicologicamente. Confira esses 11 pensamentos que podem transformar sua experiência em meio à reclusão social.

Aliviar a tensão emocional é possível (e necessário em tempos difíceis)

Dando valor  aos pequenos detalhes

Quando foi a última vez que você realmente saboreou aquele primeiro gole de café durante o início da manhã? Quando é que pensou sobre os raios solares batendo sobre a janela aquecendo o dia ou sobre o prazer em terminar uma atividade de casa? Valorizar essas pequenas coisas que compõem os nossos dias pode nos fazer refletir sobre o quanto cada atividade é importante para nossa qualidade de vida.

Foco nas coisas boas

Tudo o que está acontecendo de ruim no mundo precisa ser mostrado, é verdade. Afinal, as pessoas necessitam tomar consciência sobre o momento atual e como proceder diante dessa ameaça. No entanto, isso não invalida as coisas boas que nos cercam. Uma ligação inesperada de um amigo querido, o abraço de um familiar que está no isolamento com a gente. Tudo isso pode fazer o dia melhorar significativamente.

O mundo está em pausa

Não há razão para se cobrar neste momento. Parece difícil de acreditar, mas absolutamente o planeta todo está passando pelo mesmo mar agitado e absorvendo este sentimento de paralisia diante da situação. Não é preciso correr contra o tempo agora. Tentar viver bem e acordar disposto para um novo dia já é uma grande atividade para exercer.

Permanecendo no “agora”

Parece simples, mas entender que o único momento que de fato possuímos é este em que estamos vivendo, é essencial para aliviar a tensão emocional. Será que, com tanto tempo livre, você não está voltando demais ao passado ou ansiando demasiadamente pelo futuro? Perceba que nenhum desses tempos te pertence e, por isso, não há razão para perder o seu presente vivendo neles. Foque no que é palpável. O restante é apenas projeção da mente.

Dona da própria vida

A verdade é que não temos o menor controle sobre as atitudes dos outros e, sequer sobre os acontecimentos do mundo. Por mais óbvias e previsíveis que algumas situações e pessoas pareçam ser, não há como presumir nada (e nem é saudável ficar na expectativa de que as coisas aconteçam como o que previu em sua cabeça). No entanto, você pode e deve confiar em você. Temos o controle do nosso corpo e mente e escolhemos como queremos agir diante de nossas próprias vidas. Pense nisso.

Aprendendo a aprender

Em tempos difíceis, existem inúmeras possibilidades de aprendizado. Nossa intenção aqui não é romantizar o sofrimento e muito menos a pandemia, longe disso. Quando podemos aprender lições pelo amor, pela calma e cumplicidade, não há dúvidas de que viver se torna mais fácil.

No entanto, também é preciso entender que na vida sempre existirão momentos difíceis e de altos e baixos. A questão não é aprender com o sofrimento, mas aceitar que tirar proveito daquilo que não foi tão agradável de passar é a melhor maneira de evoluir como indivíduo. Não se deixar levar pelas coisas ruins é também possuir amor próprio.

Vida social 

Manter os amigos e familiares por perto (mesmo longe), com certeza, é uma das melhores maneiras de aliviar a tensão emocional. Isolamento social não é sinônimo de falta de conexão com as pessoas. É exatamente nesses momentos em que precisamos fazer de tudo para nos apegar àqueles que nos fazem bem e que querem o nosso melhor. Não deixe de entrar em contato com os mais queridos e esteja lá por eles também, já que, como dissemos outras vezes aqui, todos estamos passando pelo mesmo.

Exercício físico

Olha, se for pedir demais, tudo bem. Cada coisa no seu tempo. Mas é preciso dizer que uma dose de atividade física diária ou até mesmo semanal pode te fazer muito bem e aliviar a tensão emocional consideravelmente. Não acredita? Pois bem, um estudo da Universidade de Michigan comprovou que movimentar o corpo não só melhora o humor mas também a disposição e felicidade dos indivíduos. 10 minutos do seu dia podem fazer uma enorme diferença!

Planeje

Com a correria do dia a dia, dificilmente paramos para pensar no que de fato queremos para as nossas próprias vidas. Por isso, ainda que uma pausa brusca como essa seja pouco suportável, acredite, ela pode ser o que você mais precisa neste momento para colocar o trem nos trilhos novamente. Planeje e pense calmamente sobre sua rotina. Será que estava feliz com ela? O que mudar no futuro? Mas, atenção! Sempre pense em metas possíveis para não causar mais um estresse.

Gentileza

Ser uma pessoa boa para os outros faz mais bem para você mesmo do que para qualquer outra pessoa. Atos de bondade podem realmente elevar a nossa felicidade e trazer ânimo para a rotina. Afinal, quem é que não fica feliz vendo que algo que fizemos deixou alguém que consideramos genuinamente animado. Faça um bolo para os vizinhos, ligue para familiares distantes para passar uma palavra positiva, qualquer coisa, por menor que seja, basta.

Divertindo-se

Como já dissemos por aqui, caso você realmente não queira fazer nada nesse momento, está tudo bem. Mas, reflita. Quantas vezes durante um dia corrido tudo o que queria era largar as coisas e fazer qualquer aquilo que te desse prazer. Você está tendo essa oportunidade agora, será que não é uma boa aproveitar? Leia um livro, assista filmes, faça um bom drink. Qualquer coisa que faça valer a pena viver.

Leia também: