Alimentos torrados demais podem causar câncer. Entenda!

Você sabia que alimentos torrados podem trazer alguns riscos para a saúde? Não? Então confira o que diz um estudo recente feito na Inglaterra.

pão torrado
Foto: iStock.com/Getty Images.

Atenção: comer pão e batatas torrados demais pode causar câncer, por causa da ingestão de uma substância química chamada acrilamida. O conselho dos pesquisadores da FSA (Food Standards Agency), é de que ao invés de esperar que os alimentos fiquem torrados, o bom seria esperar eles atinjam uma cor dourada. Esse problema é encontrado em alimentos com muito amido, porém a acrilamida está presente em vários alimentos e é um derivado natural do processo de cozimento. Mas pesquisas com animais apontaram que pode ser tóxica para o DNA e levar ao surgimento de tumores. Os cientistas da FSA acreditam que o mesmo pode ocorrer em humanos, porém esse efeito em pessoas não é comprovado.

 

pão torrado

Foto: iStock.com/Getty Images

Evite os torrados

Os níveis mais altos da acrilamida são encontrados em alimentos com bastante amido que foram cozidos – industrialmente ou em casa – a mais de 120ºC, como batata-frita, pão, cereais matinais, biscoitos, bolachas, bolos e café. A agência recomenda: mudar a forma de preparo da comida. Além disso, indicam que as batatas não sejam guardadas na geladeira, porque seus níveis de açúcar aumentam com a baixa temperatura, elevando a quantidade de acrilamida produzida no cozimento. É melhor mantê-las em um ambiente escuro e fresco, a uma temperatura acima de 6ºC.

Qual é o risco?

O consumo excessivo de acrilamida pode aumentar o risco do desenvolvimento de câncer ou de problemas nos sistemas nervoso e reprodutivo. No entanto, diz a FSA, os níveis de exposição a essa substância são determinantes para que ela tenha ou não esses efeitos negativos. Além disso, fumar também deixa uma pessoa exposta à acrilamida, porque a substância está presente na fumaça do tabaco.

 

batata frita

Foto: Shutterstock.com

Alimentos calóricos

Emma Shields, diretora de informação da Cancer Research UK, reconhece que a acrilamida pode estar ligada ao desenvolvimento de câncer, mas diz que essa relação ainda não está clara em humanos.”Para se garantir, as pessoas podem reduzir sua exposição ao ter uma dieta balanceada e saudável, o que inclui comer menos alimentos calóricos, como batata frita e biscoitos, que são grandes fontes de acrilamida”, diz Shields.

 

Leia também: