Confira 10 alimentos que não têm data de validade

Existem ingredientes que vêm com prazo de consumo, mas isso não significa que após isso eles estragarão. Alguns podem durar por muito tempo

Descubra uma lista de alimentos que não precisariam de data de validade.
Descubra uma lista de alimentos que não precisariam de data de validade. FOTO: iStock.com/Getty Images

Se você mora sozinho, com certeza já passou pela seguinte situação: comprar um produto, guarda-lo na geladeira e só depois de muito tempo lembra-se dele. Mas aí já costuma ser tarde demais, o alimento já passou do prazo de validade. E se eu te disse que nem todos os produtos precisam ser jogados fora depois da data de validade?

Essas datas são pré-definidas pelos fabricantes para garantir que a comida seja consumida ainda fresca, sem perigo de estar estragada. Mas nem sempre após esse dia a comida esteja necessariamente estragada e precise ser jogada fora. Uma curiosidade que pouca gente sabe é que existem alguns alimentos que não simplesmente não estragam. Isso mesmo, não precisam ser jogados fora nunca! Listamos 10 comidas que não têm data de validade.

1. Arroz

Somente o arroz integral não pode ser armazenado por muito tempo.

Somente o arroz integral não pode ser armazenado por muito tempo. FOTO: iStock.com/Getty Images

Um dos integrantes do par mais famoso na mesa dos brasileiros não precisa ser jogado fora. Apesar da data de validade, se ele for mantido em um recipiente bem fechado e seco, não corre o risco de estragar. Os tipos de arroz que apresentam essa vantagem são: branco, arbóreo, basmati, jasmine e o selvagem. Infelizmente, o integral não pode ser guardado por muito tempo, já que possui um alto teor de gordura, o que faz com que estrague mais rápido.

2. Feijão cru

Como falamos de um, não poderíamos deixar o outro de lado, não é? Você pode guardar o feijão, sem cozinhar, por quanto tempo quiser! Desde que seja em um pote fechado e bem seco. Depois de certo tempo você pode perceber uma resistência do feijão ao cozimento, porém seus nutrientes estarão lá, sãos e salvos.

3. Açúcar

Sim, cara leitora, o açúcar não estraga também! Na verdade, a maior dificuldade que você pode ter ao guarda-lo por muito tempo é evitar com que ele vire uma pedra. Para impedir que isso ocorra, mantenha o açúcar em um pote bem fechado e longe de qualquer tipo de umidade.

4. Sal

Esse produto nunca estraga!

Esse produto nunca estraga! FOTO: iStock.com/Getty Images

Você pode armazena-lo por anos que nada muda, então não hesite em manter seu estoque de sal sempre completo na dispensa.

5. Amido de milho

Esse tipo de farinha é um coringa em várias receitas, capaz de deixar a massa do bolo mais fofa e a bolachinha desmanchando na boca. O amido de milho também não precisaria ter uma data de validade, a única recomendação é mantê-lo bem longe da umidade e em temperatura amena.

6. Café solúvel

Já esse ingrediente pode ser preservado de uma forma bem inusitada, dentro do congelador! Desde que ele esteja em um ambiente frio, você não corre o risco de precisar joga-lo fora depois de um tempo.

7. Mel

O que você costuma fazer quando o mel cristaliza? Você acha que ele estragou e joga fora, não é? Pois sinto dizer, mas você está enganada. O mel somente mudou para o estado sólido. Se você esquentá-lo em banho-maria (colocar o vidro destampado dentro de uma panela de água quente) ele volta à condição normal para o uso.

8. Vinagre branco

Que ele serve para temperar saladas todo mundo já sabe. Mas e se eu disser que ele também é excelente para tirar cheiros fortes das coisas e que é um super aliado na hora de tirar manchas? Pois é, um ingrediente tão multifuncional é ainda melhor depois de sabermos que dura para sempre! Então não deixe nunca faltar dentro da sua dispensa.

9. Bebidas fortes

As bebidas alcoólicas fortes também podem ser armazenadas sem prazo de validade.

As bebidas alcoólicas fortes também podem ser armazenadas sem prazo de validade. FOTO: Shutterstock

Rum, licor, uísque, essas são umas das bebidas que também não têm data de validade. Desde que guardadas em um vidro bem fechado o seu sabor mantem-se o mesmo, a única coisa que pode mudar é o cheiro, que pode suavizar-se conforme o tempo.

10. Extrato de baunilha

Esse extrato é aquele verdadeiro, um pouquinho mais caro que o normal. Mas vai dizer que não compensa? Esse aqui dura para sempre.

 

Texto: Michele Custódio/Colaboradora

 

LEIA TAMBÉM: