Alimentos: confira um top 5 importante para o seu cardápio

Os alimentos influenciam na qualidade de vida de qualquer pessoa. Para prevenir e até tratar algumas doenças é preciso ficar atento no prato.

Por Denis Eric - 15/09/2016

Foto iStock.com/Getty Images.jpg

1. ABOBRINHA

De sabor agradável e fácil digestão, um prato de abobrinha é composto por 94% de água, além disso, possui apenas 19 calorias em 100g. “Ela é um dos alimentos que contém fósforo, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas do complexo B, que participam do metabolismo dos macronutrientes, além de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino”, destaca a nutricionista Greice Caroline Baggio.

 

Folhas de alecrim, verduras, faca

Foto Shutterstock.com

2. ALECRIM

“Popularmente, o alecrim é um dos alimentos utilizados para má digestão, asma, bronquite, tosse, reumatismo e problemas cardíacos”, esclarece o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit. Além disso, o alecrim é bastante utilizado na culinária, pois estimula a digestão de gorduras, reduz a formação de gases, protege o fígado e alivia cólicas menstruais.

 

Alho, dentes de alho, rodelas de alho

Foto Shutterstock.com

 

3. ALHO

Este é um dos alimentos que combatem doenças cardiovasculares, diminuindo o colesterol ruim, além de ser um analgésico natural. “A alicina, presente no alho, age como um potente antioxidante, protegendo contra doenças inflamatórias e cardiovasculares. Quando é decomposta, libera o ácido sulfênico que reage com os radicais livres, inativando-os”, indica a nutricionista Greice.

arroz integral

Foto iStock.com/Getty Images

 

 

4. ARROZ INTEGRAL

Em comparação à versão refinada e branca, o integral é mais nutritivo, rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B, além de conter baixo teor de gordura. “Alguns estudos citam seu benefício nas dietas antidiabéticas devido à ação de biofatores, que induzem os órgãos à resgatarem sua estrutura original”, destaca a nutricionista Fátima Corradini Domingues.

panela de brócolis

Foto iStock.com/Getty Images

 

5. BRÓCOLIS

Uma xícara (chá) de brócolis corresponde a cerca de 40kcal a cada 100g, indicado para dietas. “Estudos comprovam a eficácia do brócolis na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de bexiga, mama e, especialmente, o de próstata”, ressalta a coordenadora do setor de Nutrição do Hospital Balbino, Teresa Labanca. Porém, para isso, a recomendação é consumi-lo pelo menos três vezes por semana.

Saiba mais:

Saciedade e emagrecimento

Como a ganhar (e manter) massa magra? Confira

Veja o cardápio adequado para quem sofre com quadros de pânico

Consultoria José Bassit,  fitoterapia; Greice Caroline Baggio, nutricionista; Fátima Corradini Domingues, nutricionista; Teresa Labanca, coordenadora do setor de Nutrição do Hospital Balbino