Fibras: confira alguns alimentos que são ricos nesse nutriente!

A fibra é uma das responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e é um ótimo aliado da boa forma. Isso porque ela faz com que a fome demore para voltar.

Arroz integral cozido
Foto Shutterstock.com

A fibra é uma das responsáveis pelo bom funcionamento do organismo e, de quebra, é um ótima aliada da boa forma. “As fibras formam, no interior do estômago, uma espécie de esponja ou gel, que dilata esse órgão e promove a liberação de substâncias que dão saciedade, reduzindo o apetite. Ao nos sentirmos satisfeitos mais rapidamente, consumimos uma menor quantidade de alimentos e, consequentemente, menos calorias”, conta Thaís Souza, nutricionista da rede Mundo Verde. Confira alguns alimentos ricos em fibras.

Arroz integral cozido

Foto Shutterstock.com

Arroz Integral

Rico em carboidratos, vitaminas do complexo B, magnésio, ferro e zinco, além de fibras. Deve ser utilizado em substituição ao arroz branco para garantir seus benefícios.

Aveia

É um cereal energético, boa fonte de carboidratos, de um tipo de fibra chamado de ß-glucana, proteínas, vitaminas do complexo B e E e minerais. “Contribui para saciedade, melhora do funcionamento intestinal e controle das taxas de colesterol e glicose. A aveia em flocos pode ser adicionada em sucos, vitaminas, iogurtes e saladas de frutas”, ensina a profissional.

Quinoa

Possui zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio, manganês e vitaminas B2 e E. Também é fonte de proteínas, fibras e dos ácidos graxos ômegas 3 e 6. “Além de contribuir para saciedade em função da presença das fibras, a quinoa, em função da presença dos ômegas 3 e 6, contribui para regularizar as taxas de colesterol”, conta Thaís.

Chia

Rica em fibras, ômega 3, vitaminas, minerais e antioxidantes. Contribui para saciedade, auxilia na melhora do funcionamento intestinal, na regularização das taxas de colesterol e glicose. A sugestão de consumo é de 1 a 2 colheres (sopa), ao dia, adicionada a sucos, saladas, sopas, frutas, iogurtes, pães ou outras preparações.

sementes de chia

Foto Istock.com/Getty Images

Farelo de trigo

Primeiro lugar entre todos os alimentos quando o assunto é fibra alimentar, ele é composto basicamente só de farelo (a parte de fora do trigo), justamente a mais rica em fibras! “O farelo de trigo mantém nutrientes que a farinha refinada perde, como fibras, folato, ferro, potássio e cálcio”, afirma a nutricionista Patrícia Fan.

Framboesa

Além de saborosa, ela também apresenta grande quantidade desse nutriente, sendo que cada 100g do alimento equivale a 4g de fibras. Dessa forma, seu consumo é indicado para melhorar o trânsito intestinal e eliminar gordura.

Leia também:

Consultoria Thaís Souza, nutricionista da rede Mundo Verde; Patrícia Fan, nutricionista