Alimentos que regulam o intestino e garantem bem-estar

Chegou a hora de dizer adeus à prisão de ventre

alimentos que regulam o intestino
Foto: Shutterstock

Quem nunca sofreu com prisão de ventre que atire a primeira pedra. Passar dias e dias esperando por aquela vontadezinha e ver a barriga crescendo cada vez mais é desesperador. Não é à toa que a busca por alimentos que regulam o intestino tem aumentado consideravelmente nos últimos anos.

Com uma rotina corrida e com pouco tempo para pensar em pratos saudáveis, as principais refeições acabam ficando de lado, sendo substituídas por lanches ou industrializados. “Legumes, frutas com casca, cereais e comestíveis ricos em fibras são os grandes aliados desta missão“, comenta a nutricionista Carolina Marques.

Outro ponto chave para conseguir soltar o intestino está numa boa hidratação. Ou seja, consumir água na quantidade certa diariamente não é só uma opção, como essencial para o bom funcionamento do organismo.

Confira a lista de alimentos que regulam o intestino

1 – Mamão: essa fruta apresenta papaína, uma enzima que é capaz de facilitar a digestão e, quando ingerida em jejum, também é eficaz contra o diabetes. Além disso, o mamão ajuda a tratar de doenças respiratórias, calos, feridas, anemia, verminoses e verruga.

2 – Aveia: “Ela ajuda na melhoria da prisão de ventre, a qual é fator de risco para câncer intestinal”, ensina a nutricionista. De acordo com a profissional, 2 colheres (sopa) de farelo de aveia ao dia já são suficientes para aproveitar seus benefícios, mas sempre acompanhado da ingestão de água.

3 – Manga: devido ao alto teor de fibras, essa fruta aumenta a saciedade e promove menor absorção de gorduras e açúcares da dieta, além de amenizar a prisão de ventre.

alimentos que regulam o intestino

Foto: Shutterstock

4 – Uva: o consumo dessa fruta também auxilia o trânsito intestinal, uma vez que possui ação laxativa e diurética.

5 – Ameixa: ela melhora o trânsito intestinal, combate a prisão de ventre e, de quebra, mantém a sensação de saciedade por mais tempo. O sorbitol encontrado em sua composição, quando aliado às fibras, absorve mais água do organismo, favorecendo o bom funcionamento do intestino.

6 – Iogurte natural: principalmente aqueles com mel. Prefira os produtos com probióticos, pois são perfeitos para soltar o intestino.

7 – Repolho: vegetal extremamente rico em fibras. “Ele ajuda na saciedade, restringindo um consumo excessivo de comida, colaborando para um fluxo maior“, comenta Carolina.

8 – Couve: seguindo a mesma linha que o repolho, a couve também é rica em fibras, além de possuir poucas calorias.

alimentos que regulam o intestino

Foto: Shutterstock

9 – Trigo: consumir o farelo desse cereal pode ajudar na diminuição do conformo abdominal e na limpeza intestinal. “Uma ótima maneira de liberar as toxinas que estão “presas” e não querem sair“, afirma a nutricionista.

10 – Chia: também possui uma grande quantidade de fibras, regulando o trânsito intestinal.

11 – Linhaça: é perfeita para aumentar o desenvolvimento do bolo fecal, graças as suas fibras mais solúveis e de maior volatilidade.

12 – Feijão: conhecido por gerar gases assim que consumido, o grão facilita a passagem das fezes pelo trato digestivo.

E não se esqueça que, além destes alimentos que regulam o intestino, consumir água é primordial. Uma vez que “umedece o bolo fecal, colaborando para a sua locomoção“, finaliza Carolina.

Leia também: