Alimentos que promovem saciedade ajudam a emagrecer

Para emagrecer não é preciso deixar de comer! O certo é investir em alimentos que promovem saciedade, eles te ajudam a comer menos ainda emagrecem!

Por Mariana Siqueira - 14/09/2016
Mão de uma mulher segurando uma maçã e sua boca aberta pronta para morder

Foto: Shutterstock.com

Perder ou manter o peso é um desafio constante, em que cada deslize pode representar resultados fatais na balança. Não por acaso, tanta gente se vê alternando seguidamente métodos e dietas diferentes, na maioria das vezes sem alcançar os resultados esperados. Em essência, dois conceitos errados precisam ser revistos por quem quer emagrecer: não é preciso deixar de comer, assim como somente cortar calorias não é o suficiente.  “Costumo dizer que, para ser magro, tem que comer. Uma restrição calórica severa vai atrapalhar o processo de perda de peso porque o corpo reduz o metabolismo”, explica a nutróloga Tamara Mazaracki. Dentro de uma dieta equilibrada, alguns alimentos ajudam a prolongar a sensação de estômago cheio por mais tempo e, consequentemente, contribuem para o processo de emagrecimento. Descubra quais!

Mão de uma mulher segurando uma maçã e sua boca aberta pronta para morder

Foto: Shutterstock.com

Batata-doce

Fonte de carboidrato não deve faltar, pois fornece a energia necessária para qualquer atividade a ser realizada. O melhor é apostar em carboidratos complexos, que são digeridos lentamente e liberam glicose no sangue de forma gradual, o que significa mais tempo sem sentir fome. A batata-doce é a campeã entre os alimentos que conferem saciedade à barriguinha.

SAIBA MAIS 

Os benefícios da tapioca para a dieta e para a saúde

5 shakes contra inchaço 

Escolha o melhor queijo branco para sua salada

Proteínas magras

Frango sem pele, peixes e cortes magros de carne vermelha não podem faltar nas principais refeições. “As proteínas são alimentos que promovem saciedade e aumentam a massa muscular, o que eleva o gasto de energia. Esse conjunto faz com que o consumo de proteína seja um aliado do emagrecimento”, diz a nutricionista Patricia Davidson.

Verduras e legumes

Todas as verduras (alface, rúcula, agrião, couve, repolho) e legumes (tomate, cenoura, berinjela, abobrinha, couve-flor) são fontes de fibras. “Elas proporcionam saciedade porque, no estômago, têm a capacidade de absorver água, inchando e ocupando grande parte do órgão”, explica a nutricionista Michele De Simone. As fibras também colocam o intestino para funcionar, ou seja: combatem a prisão de ventre e, consequentemente, a barriga inchada.

Alimentos integrais

Arroz, pão e macarrão brancos só são branquinhos porque os grãos (de arroz, ou de trigo, no caso de pães e massas) passaram por um processo industrial de refinamento, que elimina a película do grão que concentra nutrientes como fibras, minerais e vitaminas. Por isso, para aproveitar melhor os nutrientes desses alimentos, o ideal é optar pela versão integral, que não passou pelo refinamento. Alimentos integrais são mais ricos em fibras, demandam maior tempo de mastigação (o que envia para o cérebro a mensagem de saciedade) e nutre melhor o organismo, contribuindo para um emagrecimento saudável.

Gorduras benéficas

Os ácidos graxos monoinsaturados, como o ômega 9, participam da produção de hormônios que regulam a saciedade. Esse nutriente também colabora com o controle das taxas de colesterol e está presente principalmente no azeite (opte pelo extravirgem, que conserva melhor as propriedades). Nozes e castanhas em geral também possuem ômega 9.

Texto: Marisa Sei/Colaboradora | Consultoria: Michele De Simone e Priscila Davidson, nutricionistas; Tamara Mazaracki, nutróloga