Cintura fininha: alimentos que fazem a silhueta dos sonhos virar realidade!

Perder aqueles quilinhos incômodos e afinar a silhueta pode ser uma tarefa difícil. No entanto, existem alimentos específicos que podem ajudar!

saude-alimentacao-corpo-enxuto
FOTO: Shutterstock

Perder aqueles quilinhos incômodos e afinar a silhueta pode ser uma tarefa difícil. No entanto, existem alimentos específicos — caso dos termogênicos — que são capazes de acelerar o metabolismo e dar uma ajuda e tanto no processo de emagrecimento.

“Sabe-se que os termogênicos são responsáveis por cerca de 10% do gasto total de energia. Mas isso se consumidos junto a uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos”, afirma a nutricionista Michele Ferreira De Simone. A seguir, confira quais alimentos devem estar presentes no cardápio!

saude-alimentacao-corpo-enxuto

Foto: Shutterstock

Vinagre

Usado para temperar as saladas, o vinagre pode ajudar a perder peso. Uma pesquisadora da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, observou 15 voluntários que ingeriram 2 colheres (sopa) do líquido por dia, durante um mês, e notou que essas pessoas perderam entre 2kg e 5kg. O fato é facilmente explicado. “O vinagre sacia porque contém ácido acético, que diminui a velocidade com a qual a comida passa do estômago para o intestino, proporcionando aquela sensação ‘estar cheio’ por mais tempo”, esclarece a nutricionista Juliana Castelli.

Canela

Perfeito complemento para alguns chás ou até mesmo para aquele copo de leite, a canela pode ser considerada um alimento termogênico. Isso porque, além de aumentar o metabolismo basal — que se refere à quantidade mínima de energia (calorias) que o corpo precisa para manter-se em repouso, com os órgãos e tecidos funcionando corretamente, durante 24 horas —, possui cálcio, mineral importante para o processo de emagrecimento.

Além disso, a especiaria atua em outros mecanismos do organismo. “O consumo de algumas pitadas de canela durante o dia ajuda a controlar os níveis de insulina no sangue, ou seja, afasta a fome e a vontade de comer doces”, destaca Juliana. Uma dica valiosa é polvilhar a canela — aproximadamente 2 colheres (chá) — por cima das frutas. Esse procedimento já é o bastante para alcançar os benefícios proporcionados por ela.
Contraindicação: gestantes e pessoas com problemas gástricos não devem consumir o alimento.

saude-alimentacao-corpo-enxuto

Foto: Shutterstock

Azeite

Esse óleo já é conhecido por vários benefícios. Ele é rico em ácido oleico, uma substância que ajuda o fígado a produzir HDL, o bom colesterol. O azeite ainda possui polifenois, importantes antioxidantes que combatem o envelhecimento celular. Como se não bastasse, o óleo é um grande aliado das dietas de emagrecimento.
Dica: 2 colheres (sopa) por dia são suficientes para ajudar a afinar a silhueta.

Chá verde

Quem quer perder peso deve apostar no consumo de chá verde. Isso porque a planta possui substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce das células. Para desfrutar dos benefícios, é necessário o consumo de 2 xícaras (200ml) do chá por dia, evitando o período noturno, para não prejudicar o sono.
Contraindicação: grávidas e pessoas com gastrite devem evitar o consumo.

Gengibre

Conhecido por seus poderes benéficos há mais de 5 mil anos na Ásia, a raiz é uma grande aliada na luta contra a balança. “O gengibre age como anti-inflamatório, uma vez que hoje sabe-se que a obesidade está diretamente ligada à liberação de algumas substâncias inflamatórias no organismo. Esse alimento atua nessa cadeia, impedindo a liberação de tais substâncias e prevenindo a obesidade. Além disso, ele possui função termogênica, com propriedade de acelerar o metabolismo, ajudando no processo de perda de peso”, explica o nutrólogo André Veinert.
Contraindicação: pessoas com gastrite ou sudorese excessiva devem evitar o consumo da especiaria.

Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: André Veinert, nutrólogo; Juliana Castelli e Michele Ferreira De Simone, nutricionistas

LEIA TAMBÉM