4 alimentos que podem colocar a sua dieta em risco!

Frutas secas, coco, açaí e castanhas. Esses 4 alimentos, apesar de saudáveis e naturais, merecem atenção especial, pois podem colocar a sua dieta em risco!

açaí com banana e castanhas
Foto: iStock.com/Getty Images

Conheça 4 alimentos que, apesar de naturais e saudáveis, podem aumentar os quilos na balança e colocar a sua dieta em risco caso não sejam consumidos com bastante cautela:

açaí com banana e castanhas

Foto: iStock.com/Getty Images

1 – Açaí

Imagine um alimento rico em açúcar, carboidratos e que ainda contenha gordura vegetal. Se você pensou no chocolate, errou! Estamos falando do açaí. Cada 100g dessa fruta (o correspondente a uma tigela pequena) possui nada menos que 247 calorias. A quantidade de gordura também deixa muito doce no chinelo: ele apresenta 1 grama de gordura para cada 10 gramas da fruta.

2 – Frutas secas

Exagerar um pouquinho no consumo das frutas secas pode transformá-las em vilãs da dieta. Isso porque o processo de retirada de água pelo qual as frutas frescas são submetidas é responsável por concentrar uma maior quantidade de nutrientes por grama do alimento. Ao final, cada 100 gramas de frutas secas vão apresentar mais fibras quando comparados à mesma quantidade de frutas in natura. Em contrapartida, há uma maior concentração de frutose (açúcar natural das frutas) e o número de calorias também pode aumentar.

SAIBA MAIS

Vença o efeito platô na dieta!

Por que a aveia é tão poderosa para a dieta?

Como o sono influencia na dieta?

 3 – Coco

Outra fruta que não tem nada de light é o coco. Ao contrário da sua água (que é uma repositora de minerais natural e pouco calórica), comer 100g da polpa dessa fruta significa consumir, por tabela, nada menos que 266 calorias.

4 – Castanhas

A família das frutas oleaginosas também é bastante calórica e exige um consumo moderado. Castanhas, amêndoas, amendoins e nozes possuem alta concentração de gorduras boas, que fazem bem para o organismo, mas podem colocar sua dieta em risco. Um exemplo de que o perigo mora ao lado é a castanha-do-pará. Uma xícara (chá) do alimento (aproximadamente 100g) possui 1.050 calorias. Em outras palavras, é o mesmo valor calórico de 2 lanches de fast food.

Texto: Leonardo Valle/Colaborador | Consultoria: Viviah de Andrade, nutricionista da Clínica de Estética Piu Bella, (21) 2484-3827; Tabela de Calorias da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)