9 alimentos que não podem faltar à mesa após os 60 anos

9 alimentos que não podem faltar à mesa após os 60 anos

Todos com propriedades que protegem a saúde, e vão manter seu organismo funcionando melhor

alimentos para idosos
Foto: Pexels

À medida que envelhecemos, ater-se aos pratos de cada refeição torna-se não mais opcional, mas um hábito fundamental para manter a saúde do organismo em dia. Diante da exposição e suscetibilidade a problemas físicos e mentais, apostar em alimentos para idosos como forma de prevenir doenças e seus complicações é um caminho natural e favorável para atingir a longevidade.

Melhorar casos de osteoporose, diabetes, hipertensão, dificuldade visual e auditiva, propensão ao câncer, perda de massa muscular, dores no corpo e quadros psicossomáticos, são apenas alguns dos benefícios que uma dieta balanceada e rica em nutrientes pode trazer.

Consumir de forma equilibrada pode fazer a diferença a longo prazo. Distribuir, por exemplo, a ingestão de carne vermelha por 2 ou 3 vezes na semana, sempre preparando uma salada, com legumes e verduras ajudará em problemas comuns em pessoas da idade avançada. A mesma ideia vale para as frutas e sucos naturais“, afirma a nutricionista Paula Galhardo, em entrevista ao Portal Alto Astral.

A seguir, a profissional lista alguns dos alimentos essenciais para aqueles que já passaram dos 60 anos e prezam por uma vida mais saudável, com um organismo funcionando corretamente.

Saiba quais são os alimentos para idosos essenciais no dia a dia

BRÓCOLIS

Rico em ferro, ácido fólico, vitaminas A e C, também é uma importante fonte de cálcio, um nutriente essencial para os idosos, podendo prevenir alterações celulares que podem se tornar cancerígenas. Comer brócolis regularmente também melhora o sistema imune, alivia a prisão de ventre e é bom para quem tem problemas cardiovasculares ou inflamatórios como artrite ou tendinite, por exemplo.

GENGIBRE

Pode ser consumido em forma de chá ou como aditivo de sucos detox. Essa raiz possui efeitos terapêuticos. Dentre as propriedades medicinais estão a melhora da náusea, enjoos e vertigem. Também entra para a lista de alimentos para idosos como um poderoso anti-inflamatório, sendo indicado em dores articulares e artrite e é um excelente estimulante do sistema imunológico, no combate a gripes e resfriados.

PEIXE

No que se refere às vitaminas, possuem altas concentrações das lipossolúveis, como a vitamina A. “São ricos em aminoácidos essenciais, substâncias não produzidas pelo nosso organismo”, conta Paula. Sem falar que são fonte de vitaminas hidrossolúveis, a exemplo da niacina – necessária para a liberação de energia – e do ácido pantotênico – essencial no metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras. Algumas opções de grande sucesso são o atum, salmão e arenque.

 

COUVE

Ela é muito rica em vitaminas, minerais e fibras, o que faz da couve um alimento completo! Mas o seu grande trunfo ainda é a sua alta quantidade de cálcio, capaz de proteger a saúde óssea assim como o leite. O suco com dessa folha é uma boa pedida, já que traz todos os benefícios do alimento em um único copo, cheio de praticidade.

LEITES E DERIVADOS

Por serem ricos em cálcio e proteínas, contribuem para a saúde dos ossos, a funcionalidade do sistema cardiovascular e o controle da pressão arterial. A melhor opção é consumir o leite, por exemplo, de forma desnatada. Outras opções recomendadas são: queijo minas, iogurte e manteiga.

LINHAÇA

Sua grande quantidade de fibras, ajuda no bom funcionamento do intestino. “Por ter a presença de lignanas em sua composição, as fibras formam um gel quando consumidas, aumentando a saciedade”, explica a nutricionista. Suas propriedades são ideais para as mulheres que sofrem com alguns sintomas persistentes da menopausa.

FEIJÃO

Rico em ferro, esse grão ajuda em quadros de anemia, cansaço, dores de cabeça e problemas cognitivos. Por também melhorar o abastecimento de massa magra no organismo, graças a sua alta fonte de proteína, o feijão é essencial na lista de alimentos para idosos que tem perda muscular.

CARNES VERMELHAS

O consumo de carne vermelha é defendido para todas as idades, uma vez que é garante a absorção de zinco, mineral que fortalece o sistema imunológico e beneficia a cicatrização. Aposte nos cortes magros, para não ingerir gordura demais, e dê preferência para se alimentar com ela durante o almoço.

LARANJA

A fruta é fonte de vitamina C, que, funciona como antioxidante, barrando algumas doenças, como resfriados e tumores e melhorando o sistema imunológico. Ela ainda é rica em fibras e potássio: a primeira ajuda o intestino funcionar com regularidade e o segundo auxilia no controle da pressão arterial.

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