Alimentos medicinais ajudam a emagrecer com saúde

Conheça os alimentos medicinais que, além de beneficiar a saúde tem funções antioxidantes, são capazes de desintoxicar o organismo e ajudar na perda de peso!

Grande variedade de frutas e vegetais como: morango, pimenta, cenoura, laranja, batata, brocólis, limão, folhas verdes, uvas, beterraba e berinjela
Por Mariana Siqueira - 14/09/2016

FOTO: Shutterstock

Os alimentos medicinais, ou nutracêuticos, proporcionam benefícios à saúde, prevenindo e tratando doenças e emoções. Podem ser desde nutrientes isolados, suplementos dietéticos na forma de cápsulas e ervas até alimentos do dia a dia. Além disso, eles são classificados como fibras dietéticas, ácidos graxos poli-insaturados, proteínas, peptídios, aminoácidos ou cetoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes. Aprendeu? Pois esses alimentos ainda ajudam a conquistar um corpo mais enxuto e livre de gorduras, prezando pelo bem-estar do organismo!

Grande variedade de frutas e vegetais como: morango, pimenta, cenoura, laranja, batata, brocólis, limão, folhas verdes, uvas, beterraba e berinjela

Foto: Shutterstock.com

 

Eles são iguais aos alimentos funcionais?

Enquanto os nutracêuticos estão ligados à prevenção e ao tratamento de doenças, os alimentos funcionais apenas reduzem o risco, e não estão envolvidos no tratamento. Os nutracêuticos incluem suplementos e outros tipos de alimentos, enquanto os funcionais são os alimentos comuns. Um exemplo é o alho, considerado um alimento funcional por conter a alicina, uma substância benéfica à saúde, que quando isolada, pode ser chamada de nutracêutico.

SAIBA MAIS

Entenda por que a água gelada emagrece! 

Como encarar a dieta sem sofrimento

Aprenda a fazer o sal de ervas, opção natural e mais saudável

Como eles podem ajudar a emagrecer?

Dentro do grupo dos nutracêuticos, existem substâncias com funções altamente antioxidantes, que protegem o organismo contra radicais livres e toxinas, evitando doenças e ajudando no equilíbrio e na desintoxicação do organismo, o que facilita a perda de peso.

Quais os benefícios dos nutracêuticos para o metabolismo?

Alguns podem auxiliar na ativação metabólica e no aumento do gasto calórico, facilitando a perda de peso. É o caso das catequinas (presentes no chá verde) e da capsaicina (encontrada na pimenta vermelha), que proporcionam efeito termogênico e aumentam o gasto calórico. Já os nutracêuticos com poder antioxidante impedem a ação dos radicais livres no organismo. É o caso do selênio, do zinco e das vitaminas A, C e E, presentes em castanhas, frutas e verduras.

Como incluir esses alimentos medicinais no dia a dia?

É indispensável a orientação de um profissional especializado para avaliar as necessidades de cada um. O que é bom para uma pessoa pode ser nocivo para outra. Um exemplo é o chá verde, que possui efeitos positivos no emagrecimento, mas não deve ser consumido de forma abusiva por hipertensos e pessoas com problemas da tireoide. No caso dos alimentos funcionais, eles podem ser incluídos nas refeições principais de acordo com seus hábitos alimentares.

Quais são os principais nutracêuticos?

Uva, vinho tinto, cebola, frutas cítricas, brócolis, frutas cítricas, cenoura, abóbora, óleos de peixe , morango, cereja, amora, noz, tumérico (açafrão-da-terra, açafrão-da-Índia), chás.

Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Carolina Baccei, nutricionista de São Paulo (SP); Vivian Goldberger, nutricionista do Emagrecentro