Alimentos integrais ou refinados: qual a melhor opção?

Alimentos integrais ou refinados: qual a melhor opção?

Quem deseja ter mais saúde no seu dia a dia deve optar pelos alimentos integrais. Eles são fontes de vitaminas, fibras e muitos outros nutrientes!

Aposte nos alimentos integrais para ter mais saúde e qualidade de vida!
Quem deseja ter mais saúde no seu dia a dia deve apostar no consumo de produtos integrais! FOTO: iStock.com/Getty Images

Os alimentos integrais saem na frente quando o assunto é qualidade. Eles são ricos em fibras, vitaminas e minerais e em antioxidantes importantes para a saúde. Já os refinados perdem pontos no seu processamento. “Não há nenhuma restrição em relação a qualquer produto integral, até porque antigamente tudo era integral: os alimentos refinados vieram com a modernidade, infelizmente”, comenta a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.

Mais saúde

Quem deseja adotar hábitos de vida mais saudáveis pode começar pela substituição dos produtos refinados pelos integrais. “O que pouco se fala é que além de ricos em fibras, estes produtos também se destacam por serem fontes de outros nutrientes que estão diretamente relacionados aos cuidados e à manutenção da saúde”, explica a nutricionista Marcela Tardioli.

Ganhe fibras!

A maior vantagem em trocar alimentos refinados pelos integrais é o aumento no consumo de fibras. Estão presentes principalmente no farelo, película que protege o grão integral. Essas substâncias são necessárias para o funcionamento regular do intestino, pois dão volume e maciez ao bolo fecal. Assim, previnem e combatem a prisão de ventre, além de, durante a digestão, controlarem a absorção de gorduras e açúcares.

Trocar por quê?

Os alimentos refinados passam por um processo chamado de beneficiamento, que remove o gérmen e o farelo, com o objetivo de torná-los mais macios e aumentar seu prazo de validade. O consumo exagerado desses alimentos eleva a glicemia, não fornece nutrientes essenciais e pode causar problemas no sistema digestivo, como a prisão de ventre. Não é necessário cortar totalmente os refinados do cardápio, porém substituir grande parte pelos integrais só trará benefícios à saúde.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Marcela Tardioli, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI); Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular

 

LEIA TAMBÉM: