Alimentação: confira alguns alimentos que controlam as emoções!

Para controlar problemas emocionais, mudar a alimentação pode ser o primeiro passo. Pois, aquilo que você come pode influenciar a forma como você se sente.

Couve, tomate, alface
Foto Shutterstock.com

Não há dúvidas: os alimentos são essenciais para a manutenção da saúde de todo o corpo, pois ajudam na regularização das funções do organismo. E eles ainda podem ajudar no controle das emoções. Veja como!

Panela de brócolis

Foto Istock.com/Getty Images

Brócolis

Ele é rico em ácido fólico, substância importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bom humor, o vegetal também renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos, portanto, é recomendado para alimentação das gestantes.

Aveia

Apresenta altas doses de triptofano, que auxilia na liberação da serotonina. Outra qualidade é o fato de conter ótimos níveis de selênio, substância que colabora para a produção de energia.

Banana, rodelas de Banana, nozes

Foto Istock.com/Getty Images

 

Banana

A fruta auxilia na produção de serotonina por também ser rica em triptofano, aminoácido essencial para a sintetização do neurotransmissor. Ela ainda é fonte de carboidratos, magnésio, potássio e vitamina B6, nutrientes que atuam no equilíbrio do corpo como um todo.

Chocolate

Contém tirosina (precursora da serotonina) e diversos minerais, como cobre, magnésio e manganês, responsáveis pela produção de endorfina e dopamina. Os chocolates recomendados são os que possuem um teor de cacau acima de 70%. Por isso, observe o rótulo antes de levar o seu para casa!

 Pimenta

Contém capsaicina — substância responsável pela ardência da pimenta —, que faz com que o cérebro produza mais endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de euforia. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e a malagueta são as que proporcionam melhores resultados.

Alface

A lactucina (presente no talo do alface) tem efeito calmante e alivia o estresse. Já o miolo da folha é fonte de lítio, mineral que ajuda a controlar a ansiedade e a depressão. Ou seja, consumir salada de alface diariamente afasta de maneira eficaz a depressão e proporciona uma sensação de relaxamento prolongada.

Couve, tomate, alface

Foto Shutterstock.com

 

Folha verde-escuras

Elas auxiliam com uma poderosa ação antidepressiva por serem ricas em magnésio, que atua na produção de energia. Também são fontes de potássio e vitaminas, como a C e a do complexo B, que colaboram para a manutenção do relaxamento.

Oleaginosas

Nozes, castanhas e demais opções desse grupo alimentar auxiliam na diminuição do estresse por conterem um importante antioxidante, o selênio. No entanto, não exagere no consumo: o limite diário recomendado é de 30g. Isso porque, embora benéficas, esses alimentos são calóricos e, quando consumidos em demasia, podem acabar elevando o peso corporal.

Saiba mais:

Minilegume dá mais sabor e enriquece a salada!

Pimenta está relacionada à longevidade, diz pesquisa

Por que a aveia é tão poderosa para a dieta?