Alimentos: confira um top 5 cheio de benefícios para a saúde!

Conhecer os benefícios dos alimentos pode te ajudar na escolha do que incluir ou não no cardápio. Confira 5 dicas para te ajudar decidir!

canela
Foto: iStock.com/Getty Images

Quer manter a saúde do corpo e da mente em dia? Então invista nos alimentos, pois eles ajudam a prevenir doenças e a manter a qualidade de vida. Além disso, é a alimentação que vai fornecer para o organismo vitaminas, nutrientes e minerais necessários para prevenir doenças físicas e até mesmo psicológicas. Os produtos que você precisa para manter o bem-estar integral do seu corpo estão na feira – ou na seção de hortifrútis dos supermercados. Veja 5 dicas:

 

canela

Foto: iStock.com/Getty Images

1- Canela

ALÉM DE TER UM SABOR INCONFUNDÍVEL E CONFERIR MAIS SABOR ÀS PREPARAÇÕES, a canela fornece saúde para todo o organismo. Ela é rica em nutrientes e possui óleos essenciais que facilitam a produção de saliva e sucos gástricos, colaborando para a boa digestão e prevenindo gases estomacais, náuseas e outros distúrbios do estômago.

2- Maçã

NADA DE PROIBIDO, DEVE-SE COME-LA SEM PENSAR DUAS VEZES. Entre suas vantagens para a saúde estão a prevenção de coágulos sanguíneos e o retardamento na absorção de glicose. Além disso, o consumo da maçã com a casca é responsável por proteger as células da ação dos radicais livres. “Desta forma, ela retarda o envelhecimento e impede que inúmeras doenças se manifestem, por exemplo, o câncer”, conta a nutricionista Daniela Jobst.

 

abacate cortado ao meio

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3- Abacate

POR CONTER GORDURA, ELE JÁ FOI CONSIDERADO UM VILÃO. É um dos alimentos que possui óleos saudáveis, pois são bons e trazem diversas vantagens ao organismo. “O maior benefício do abacate está em seu alto teor de ômegas 3, 6 e 9”, afirma a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki. E são os ácidos graxos que o tornam bom para a saúde do coração, já que diminuem o colesterol ruim (LDL) e aumentam o bom (HDL).

4- Castanhas

AS CASTANHAS FAZEM PARTE DAS OLEAGINOSAS , COMO NOZES E AMÊNDOAS. Além de saborosas ajudam no combate do colesterol. Isso porque também possuem gorduras monoinsaturadas, que promovem uma limpeza nas artérias e protegem o organismo contra infartos e derrames. “Além disso, as oleaginosas contêm um antioxidante poderoso: a vitamina E, que reduz a oxidação do LDL”, completa a nutricionista Carolina Marques.

 

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5- Arroz integral

FIBRAS, VITAMINAS E MINERAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO ARROZ INTEGRAL PARA A SAÚDE. Enquanto isso, a versão mais presente nos pratos, carrega consigo carboidratos de alto índice glicêmico. Portanto para tornar seu cardápio mais rico, adote o arroz integral.

Consultoria Carolina Marques,  nutricionista e Daniela Jobst, nutricionistas; Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga