Saiba quais são os alimentos que auxiliam antes e depois do treino!

Alguns alimentos devem ser evitados antes ou depois do treino, pois causam certos incômodos ao organismo. Saiba em quais você deve apostar!

mulher fazendo alongamento depois do treino
Foto: Shutterstock.com

Uma boa dieta faz toda a diferença para turbinar os exercícios físicos e obter melhores resultados. Por isso, comer os alimentos adequados antes e depois do treino auxilia muito na perda de peso e na manutenção da massa muscular. De acordo com o médico nutrólogo André Veinert, diferente do que muitos pensam, treinar em jejum não ajuda a perder peso e só gera grandes prejuízos à saúde, pois os quilos perdidos não são de gordura, mas, sim, de músculo. “Sem a alimentação adequada, o organismo não tem energia para praticar a atividade. Os músculos e os órgãos precisarão de uma fonte de energia e o corpo a retira do músculo”, afirma.

Leves e nutritivos

Dessa forma, antes de qualquer atividade física, são indicados lanches leves ricos em carboidratos, em fibras, que ajudam a manter a energia durante a prática e acelerar a queima de gordura, e que sejam de baixo índice glicêmico, como pães integrais, cereais, batata-doce, frutas, nozes ou castanhas. “Estes alimentos têm digestão mais lenta, portanto, o açúcar será liberado no organismo aos poucos, mantendo a energia constante. Alimentos com alto índice glicêmico, como pão branco, bolachas, açúcar refinado, bolos e tortas, podem levar a sintomas de hipoglicemia, que é a queda brusca de açúcar, pois eles são rapidamente digeridos e o açúcar vai entrar rapidamente no sangue”, explica.

Proteínas depois do treino

Após o treino, a reposição de nutrientes é fundamental, pois ajuda no aumento, manutenção e recomposição da massa muscular. “O alimento ideal para recuperar a massa perdida durante o exercício é a proteína, mas ela não deve vir sozinha. A refeição também precisa conter vegetais e carboidratos. Alimentos proteicos, como peito de peru, queijo branco, ricota, cottage, iogurte, leite, carnes magras e soja são ótimos para prevenir lesões e melhorar o rendimento do próximo treino. Além disso, é recomendável que esses alimentos sejam consumidos em até uma hora após a atividade”, orienta.

Edição de texto: Redação Alto Astral | Consultoria: André Veinert, nutrólogo da Clínica Healthme-Gerenciamento de Perda de Peso

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