Alimentação vegana: 4 opções de alimentos na praia

Nutricionistas indicam opções de alimentação vegana para consumir nos momentos de lazer na praia (ou na piscina), para curtir o verão sem descuidar da saúde

chips de batata-doce para veganos
Foto: Shutterstock Images

A estação mais quente do ano já está aí e praia se torna programa obrigatório. Sol, mar, petiscos e bebidas formam uma combinação perfeita, mas quem é vegano geralmente tem dificuldade em encontrar opções de alimentos para consumo. As nutricionistas Cintia Pettinati e Paula Castilho dão dicas para manter o foco no consumo saudável e ainda se divertir. Anote aí!

Bebidas

Esqueça os refrigerantes e sucos de caixinha! Eles são ricos em açúcar e/ou adoçante e pobres em nutrientes! Os sucos de caixinha podem ter tanto açúcar quanto o refrigerante. E mesmo as versões light são carregadas de corantes, conservantes e adoçantes cheios de malefícios à saúde. Vá de sucos naturais! Dependendo da fruta usada no preparo, nem precisa adoçar. Água de coco também é uma opção deliciosa e muito nutritiva para substituir os sucos industrializados e manter o corpo hidratado.

 

Copo de suco verde para vegano

Foto: iStock.com/Getty Images

Pipoca

Pode ser uma ótima opção de aperitivo, desde que não venha acompanhada de óleo, manteiga ou muito sal. Uma maneira bem fácil de preparar é no micro-ondas: em um recipiente de vidro próprio para este forno, junte 5 colheres de milho para pipoca com 5 colheres de água e um pouco de sal. Cubra com filme plástico, faça furinhos para sair o vapor e coloque no micro-ondas em potência alta por cerca de 6 minutos (ou até ver que está parando de estourar).

Chips de vegetais

Crocantes e gostosos! Uma alternativa de petisco light que pode aparecer no lugar dos salgadinhos é o chip de vegetais. Você pode preparar com batata, abobrinha, beterraba, chuchu e batata-doce, entre outros de sua preferência. A receita geralmente é bastante simples: basta cortar os legumes de sua preferência em fatias bem finas, levar ao micro-ondas ou forno convencional para assar e finalizar temperando com sal, pimenta ou ervas, de acordo com a sua preferência. Os petiscos como amendoins e salgadinhos podem ser substituídos por palitinhos de cenoura e pepinos com limão, uma opção gostosa e com pouquíssimas calorias.

chips de batata-doce para veganos

Foto: Shutterstock Images

 

Picolé natural de frutas

Geladinhos e refrescantes… Prepare em casa picolés naturais de frutas. Escolha aquelas que costumam agradar mais o paladar do pessoal (melancia, morango, laranja, maçã) e prepare sucos com elas. Depois, basta distribuir o suco em forminhas próprias para picolé ou copinhos descartáveis pequenos e levar ao congelador. Não esqueça de colocar um palito de plástico ou madeira para formar o cabo do picolé! Além de dar origem a uma receita refrescante, você também terá algo nutritivo, já que as frutas costumam ser fontes de vitaminas.

Leia também:

 

Consultoria: Cintia Pettinati e Paula Castilho, nutricionistas