Alimentação saudável é fundamental para ter energia no Carnaval, diz nutricionista

Para garantir a energia no Carnaval é preciso de alimentar de maneira correta. Confira as sugestões da nutri do que comer e beber para aproveitar a folia!

Mulher bebendo água de coco para ter energia no Carnaval
Foto: Divulgação

É preciso ter energia no Carnaval para aguentar o pique da folia e tornar o feriadão pra lá de animado, por isso, alguns cuidados são necessáriosA atenção deve ser voltada para a alimentação tanto no feriados quanto nos dias anteriores a ele para que o organismo tenha a preparação ideal.

Para que curte ou para quem trabalha, o ritmo costuma ser intenso e o corpo precisa de bastante energia no Carnaval. Pensando nisso, a nutricionista Brigitte Olichon dá dicas para você comer e beber de forma correta e saudável e passar bem durante toda a folia, confira, a seguir!

Mulher bebendo água de coco para ter energia no Carnaval

Foto: Divulgação

O que comer pré-folia

Pense no gasto de energia no Carnaval que tem o organismo. Dependendo do ritmo, pode ser até considerada como uma atividade física. “As calorias gastas devem voltar para o organismo de forma saudável, ou seja, através de alimentos nutritivos e frescos: saladas cruas e cozidas, carboidratos como arroz, massa, macarrão, batata, etc.,  e proteínas magras”, ensina.

O que comer pós-folia

No fim da folia, antes de descansar, opte por comer alimentos ricos em proteínas, como carnes magras, ovos cozidos, iogurte ou gelatina. Provavelmente, você gastou bastante energia no Carnaval e isso leva os músculos a trabalharem mais. Esses alimentos ajudam a nutrir o organismo, promovendo uma recuperação mais rápida.

Matérias sobre Carnaval para que você curta a folia com saúde, planejamento, beleza e alegria!!!

Fritura, não!

Para que você tenha energia no Carnaval, a nutricionista orienta que dispense frituras, petiscos ou outros alimentos gordurosos. Explica que eles podem ocasionar diarreia, febre, vômitos. “Além disso, muitas vezes nem sabemos de que forma foram feitas as comidas disponíveis nas ruas. Qual a qualidade do alimento ou a higiene no processo. Pode ter havido reaproveitamento de óleo, por exemplo… O melhor é não arriscar”, alerta.

Bebida alcoólica? Não adianta insistir, se você já sabe!

Tudo em excesso faz mal e essa regra é universal. É natural que no feriado boa parte das pessoas aproveite para consumir o que gosta, como as bebidas alcoólicas. O ideal é evitar, mas, se não for possível, não exagere. “O álcool desidrata o organismo e engana a fome, além de bombardear o fígado e provocar a ‘ressaca’. Tudo isso, sem contar as calorias ‘vazias’ que toda bebida alcoólica tem, umas mais, outras menos”, destaca Brigitte.

Quer um up na vida fitness? Clique aqui e confira matérias que vão te ajudar nessa meta!

Bebidas alternativas que fazem bem

No calor, a água mineral sempre vai ser a opção número um em questão de saúde e hidratação. Mas, outras opções também são bastante válidas como água de coco ou suco natural. As bebidas isotônicas são uma saída de emergência, mas não tome elas o tempo todo, já que contêm bastante sódio e podem te deixar com sensação de inchaço.

LEIA TAMBÉM:

 

Edição: Loyce Policastro/Colaboradora