Alimentação no inverno: saiba o que comer para ficar saudável

Saiba como se alimentar bem sem gastar muito!

Alimentação no inverno: saiba o que comer para ficar saudável
Foto: Pixabay

É só chegar o inverno que dá uma vontade incontrolável de comer besteiras e muitos doces, não é mesmo? Mas por incrível que pareça, é possível ser saudável nesta estação sem deixar de comer coisas gostosas. Para falar mais sobre a alimentação no inverno, conversamos com o médico e pós-graduado em Nutrologia, Bruno Menezes, que explicou quais são as frutas desta estação e quais são as melhores maneiras de consumi-las. Se liga!

 

Alimentação no inverno: saiba o que comer para ficar saudável!

 

Não é novidade pra ninguém que a estação mais gelada do ano está associada com muitos caldos e chocolates quentes. Consumir frutas e vegetais, na maioria dos casos, está fora de cogitação, né? Pois não deveria! De acordo com o médico Bruno Menezes, é muito importante consumir as frutas no inverno, principalmente o abacate, a banana e o caqui.

 

Alimentação no inverno: saiba o que comer para ficar saudável

Foto: Pixabay

 

Rico em vitamina C e ferro, o abacate além de aumentar o colesterol bom, melhora o fluxo intestinal, já que possui muitas fibras. A banana também não fica atrás, não! Excelente para o coração e para os músculos, a fruta tem efeito calmante e antidepressivo. Como se não bastasse tudo isso, o alimento reduz a vontade de comer doces e melhora a qualidade do sono.

Já o caqui é fonte de antioxidantes e possui muito cálcio, ferro e vitaminas em sua composição. Na mesma linha está a carambola, que além de diurética, é rica em vitaminas A, B e C.

A maçã, o figo e a tangerina também entram na lista de frutas essenciais para se consumir durante o inverno. De acordo com Bruno, o figo é um poderoso antioxidante, enquanto que a maça é ótima para o funcionamento do intestino, e a tangeria é indicada para quem quer prevenir as câimbras e contrações musculares.

 

Quais tipos de sopas são indicadas durante o inverno?

 

A dica é utilizar ervas frescas ou secas para reduzir a ingesta de sal, evitar acrescentar nos caldos carnes ou queijos gordurosos, dando preferência a alimentos como a batata baroa, batata doce, inhame, aipim e cenoura. Evite o creme de leite e use uma pequena quantidade de azeite”, explica  Bruno Menezes.

Seguindo as instruções do médico, o ideal é apostar nos legumes e hortaliças para fazer os caldos.

 

Alimentação no inverno: saiba o que comer para ficar saudável

Foto: Pixabay

 

Agora que você já sabe tudo sobre a alimentação no inverno, que tal correr pra cozinha e colocar as mãos na massa?

 

Consultoria:  Bruno Menezes, graduado pela Universidade do Grande Rio, pós-graduado em Nutrologia, Endocrinologia & Metabologia. Atua principalmente na prevenção de doenças, emagrecimento e melhora da composição corporal.