Quais são os cuidados com a alimentação infantil nas férias escolares?

Entenda como as crianças e jovens podem tem uma rotina de refeições saudáveis no recesso escolar e aprenda dicas de lanchinhos para esse período!

Dicas de como melhorar a alimentação infantil nas férias. FOTO: Shutterstock
Dicas de como melhorar a alimentação infantil nas férias. FOTO: Shutterstock

Com a chegada de julho, a tão aguardada férias também tem seu início. Durante este período, é comum que as crianças e os adolescentes fiquem um pouco mais à vontade em relação ao que comem e aos horários das refeições. Contudo, apesar do clima mais tranquilo, ainda é preciso ter alguns cuidados com a alimentação infantil nas férias escolares.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Goldsmiths (em Londres) e publicado pelo periódico Daily Mail, crianças que comem muito fast-food terão QI mais baixo do que as que são alimentadas com refeições feitas com ingredientes frescos. Daí a importância de nunca descuidar da saúde dos pequenos!

Alimentação infantil nas férias

Com os horários mais flexíveis proporcionados pelas férias, tanto as crianças quanto os pais saem da rotina alimentar, muitas vezes substituindo refeições importantes por comidas processadas – como os famosos fast-foods –, refrigerantes e sucos artificiais; todos muito prejudiciais à saúde. Esse tipo de produto é ruim ao organismo devido ao sistema endócrino ainda estar em desenvolvimento.

Ao comerem alimentos processados e ricos em açúcar e sódio, sobrecarregam o organismo de dopamina e desencadeiam o vício nesse tipo de alimentação, que, por consequência, pode levar à obesidade. Além disso, nessas fases –  infância e adolescência -, a alimentação saudável promove benefícios à saúde, favorece o crescimento e o desenvolvimento, e previne problemas, como anemia e deficiência de ferro e outros nutrientes.

Palavra do especialista

Apostar em um prato colorido e divertido é a melhor opção para conquistar os pequenos. FOTO: Shutterstock

Apostar em um prato colorido e divertido é a melhor opção para conquistar os pequenos. FOTO: Shutterstock

De acordo com o médico nutrólogo e diretor da clínica Penchel, Lucas Penchel, as recomendações para cuidar da alimentação infantil nas férias são simples: focar nas refeições caseiras e evitar os exageros. O médico afirma que a comida in natura e refeições nos horários certos asseguram saciedade e energia física. “É importante manter a alimentação dos jovens diversificada e repleta de nutrientes. Investir em um prato colorido é essencial para que eles saciem sua fome e não percam o interesse pela refeição”, conta.

Diferente das férias de janeiro, em julho é comum haver quedas de temperatura no Brasil, especialmente nas regiões sul e sudeste. Com o frio, a predileção por lanches mais calóricos aumenta, no entanto, é preciso atenção para que as crianças não se rendam aos excessos, como biscoitos, frituras e salgadinhos, que são os favoritos dos pequenos. “Uma boa opção na hora do lanche pode ser chips caseiro de batata-doce e pipoca sem óleo vegetal e sal. São muito nutritivos e saborosos, ótimos substitutos aos salgadinhos calóricos” indica Lucas Penchel.

Sem exagero!

Segundo o profissional, o importante é, sobretudo, manter a atenção à alimentação infantil nas férias, evitar comprar doces e alimentos processados e, principalmente, oferecer opções saudáveis e divertidas nos momentos de lanche e lazer, pois eles são reflexo do que os adultos fazem. “Se a alimentação dos pais é inapropriada, ao exigir que seu filho coma algo saudável, será muito mais dificultoso. Se eles nos veem ingerindo alimentos naturais, a adesão é muito mais simples e fácil”, pontua Penchel.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Lucas Penchel, médico nutrólogo e diretor da clínica Penchel

 

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