Alho e cebola: descubra o poder desses alimentos para sua saúde!

Muito mais que bons temperos: entenda porque consumir alho e cebola nunca é demais!

Foto com alho e cebola dispostos em uma mesa de madeira
Para sentir os benefícios do alho e da cebola no organismo, inclua esses alimentos em seu cardápio diário e aproveite também as receitas medicinais. | Foto: Shutterstock

Desde crianças, sabemos das qualidades dos remédios caseiros, feitos com ingredientes que podemos encontrar no supermercado ou na feira. E a homeopatia natural, garante que o alho e cebola têm muito mais benefícios que apenas o sabor! A começar, ambos contêm alicina, um componente que ajuda a combater possíveis tumores. Já a cebola e o alho, separadamente, garantem inúmeros benefícios em sua composição.

O alho, quando incluído de maneira regular na alimentação, pode evitar uma gripe pois cria resistência às diversas infecções em nosso sistema imunológico. Com quantidades elevadas de vitamina C, selênio e mineral antioxidante, o alho ainda combate os radicais livres, elimina toxinas e previne o aparecimento de câncer, principalmente, devido ao enxofre existente na sua composição. Por manter os níveis de açúcar estáveis no sangue, também é um ótimo aliado para o tratamento da diabetes.

Já sobre a cebola, ela é comprovadamente um alimento essencial para o bom funcionamento do nosso organismo! Ela nos protege das doenças cardiovasculares, é um antioxidante natural, tem efeitos antibióticos, antialérgicos, anti-inflamatórios e ajuda, assim como o alho, a eliminar toxinas do corpo. Além de todas estas características, a cebola, por conter bioflavonóides, auxilia no tratamento de varizes, cicatrização de feridas, e estimula as funções digestivas.

Com tantos benefícios, preparamos uma galeria com 10 remédios naturais que juntam os poderes desses dois alimentos superespeciais! Veja como tratar alguns problemas cotidianos usando alho e cebola:

Alho e cebola sempre!

Tanto a cebola como o alho, consumidos crus ou cozidos, não perdem as suas propriedades curativas ou de prevenção. Portanto, é fácil introduzi-los na sua alimentação diária. No entanto, é preciso ter atenção na hora de escolher estes produtos e até mesmo com a sua conservação:

  • Quando for comprar alho, escolha cabeças firmes, de casca fina, secas e sem raízes.
  • Mantenha-os reservados em locais frescos, secos ou até mesmo na geladeira.
  • Quanto às cebolas, também conserve em locais frescos e opte por aquelas que não tenham manchas.
  • Por oxidarem facilmente, depois de cortadas, as cebolas devem ser consumidas em pouco tempo. Depois de oxidarem, elas se tornam tóxicas.

 

LEIA TAMBÉM