Alfazema: ela ajuda a combater dor de cabeça, insônia e tosse

A alfazema tem poderes curativos, alivia dor de cabeça, tensão nervosa e muscular, insônia, tosse, asma, além de aumentar o apetite

chá de alfazema
Foto: Shutterstock

A alfazema pode ajudar a combater males como a dor de cabeça, a insônia, a tosse, a falta de apetite e ainda é eficaz contra dores musculares e asma. Saiba como usar a planta!

Como usar a alfazema

Dor de cabeça

Coloque 1 colher (sopa) de folhas frescas de alfazema em uma panela e despeje 1 litro de água fervente por cima. Tampe bem e espere amornar. Em seguida, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 8 horas.

chá de alfazema

Foto: Shutterstock

Insônia

Em uma xícara (chá) vazia, coloque 1 colher (chá) de flores e folhas frescas de alfazema. Em seguida, despeje água fervente até completar a xícara e tampe. Deixe abafado por aproximadamente 10 minutos. Coe, adoce com mel a gosto e beba 1 xícara (chá) 30 minutos antes de se deitar.

Alfazema contra a tosse

Em uma panela, ferva 1 litro de água e 2 colheres (sopa) de folhas frescas de alfazema por aproximadamente 5 minutos. Tampe e deixe descansar por mais 5 minutos. Espere amornar, coe e beba 3 xícaras (chá) por dia.

Falta de apetite

Leve ao fogo 1 e 1/2 colher (chá) de folhas frescas de alfazema e 1 litro de água. Ferva durante 5 minutos e desligue o fogo. Tampe bem e deixe abafado até amornar. Coe e tome 3 xícaras (chá) por dia.

Asma

Coloque 2 colheres (chá) de folhas frescas de alfazema em um recipiente e despeje 1 litro de água fervente por cima. Abafe por 10 minutos e coe. Beba de 2 a 3 xícaras (chá) por dia.

Dores musculares

Em uma panela, ferva 5 colheres (sopa) de flores frescas de alfazema e 1 litro de água. Tampe e espere amornar. Com o auxílio de uma caneca, despeje, aos poucos, o chá ainda morno sobre a região dolorida. Faça esse procedimento dentro do box do chuveiro.

LEIA TAMBÉM:

Texto: Redação Alto Astral