Álcool pode ajudar a memória, indica pesquisa. Saiba mais!

Os participantes da pesquisa que consumiram álcool após uma aula tiveram mais facilidade em se lembrar da atividade no dia posterior

Estudo mostra que o álcool ajuda a memória. Na imagem, uma caneca de vidro com cerveja em cima de um balcão de madeira
Foto: Freepik.com

Um estudo publicado recentemente pela Universidade de Exeter, do Reino Unido, de autoria da pesquisadora Celia Morgan, indicou que, ao contrário do que muita gente pensa, o consumo de álcool ajuda a memória. Mas calma, não é para sair bebendo por aí. Para trazer esse benefício para o cérebro, as doses de álcool devem ser ingeridas de maneira moderada!

A pesquisa foi realizada com 88 participantes com idade entre 18 e 53 anos que consomem álcool socialmente. Eles foram divididos em dois grupos aleatórios. Após uma aula ministrada pelos cientistas, o primeiro grupo foi orientado a beber como de costume e o segundo a se manter sóbrio. No dia seguinte, ambos os grupos passaram por um teste. O grupo que bebeu teve mais facilidade de se lembrar da tarefa dada na atividade do que o grupo que não ingeriu álcool.

Ainda para a mesma pesquisa, outro teste foi realizado. Nele, os participantes foram divididos novamente em dois grupos. Dessa vez, metade do grupo ingeriu bebida alcoólica um pouco antes da aula e a outra metade se manteve sóbria. No dia seguinte não houveram diferenças significativas no resultado das atividades quanto aos dois grupos. Portanto, os cientistas encontraram indicativos de que o álcool ajuda a memória quando ele é consumido após assistir uma aula, e não antes.

Além disso, os cientistas afirmam que é recomendado beber com moderação para a melhoria do processo cognitivo e alertaram que o consumo excessivo de bebida alcoólica pode prejudicar a saúde e a memória em longo prazo.

LEIA MAIS: