Agulhas de crochê: conheça os diferentes tipos

Como escolher a ferramenta de trabalho ideal para o seu crochê

novelo crochê com agulha
Stela Handa/Colaboradora
novelo crochê com agulha

Stela Handa/Colaboradora

Assim como a escolha da linha é importante e pode variar de acordo com o trabalho que será produzido, o tipo de agulha de crochê também pode mudar e deve ser escolhido antes de se crochetar a peça. Atualmente, é possível encontrar agulhas de diferentes tamanhos e modelos no mercado, com opções feitas em níquel, bambu, plástico, alumínio, emborrachadas, com pontas duplas… A escolha do material da agulha é uma questão de gosto pessoal e adaptação!

SAIBA MAIS:

26 ideias para decorar a casa com crochê

Aprenda a fazer uma almofada de crochê

5 flores de crochê moderninhas para aplicar onde quiser

Crochê e agulhas

As medidas – indicadas por milímetros – também são inúmeras, podendo variar de 0,5mm até 20mm. E se você está em dúvida sobre qual tamanho de agulha usar, saiba que tudo irá depender do fio que será empregado no trabalho. Os rótulos das linhas de crochê, normalmente, indicam os milímetros da agulha a ser usada, mas isso é somente uma sugestão e nada impede de você usar a sua criatividade ou, simplesmente, a ferramenta que tiver em casa. Mas, lembre-se: é preciso estar atento às necessidades da peça, já que não é possível, por exemplo, fazer um trabalho com fio de malha usando uma agulha fina.

Além disso, o tamanho do ponto também irá influenciar na escolha da agulha. Assim, se você quiser um ponto mais apertado, será preciso crochetar com uma agulha menor. Já se a intenção é fazer pontos mais soltos, opte por agulhas mais grossas. Porém, cuidado para que os pontos não fiquem muito abertos, causando “folgas” entre um e outro.

tipos de agulhas crochê

Shutterstock/Divulgação

E se estiver em dúvida sobre qual tipo de agulha vai gerar um crochê de qualidade, antes de começar o trabalho, faça pontos correntinhas com as diferentes agulhas para definir qual é a melhor espessura para a sua peça. Desta maneira, o resultado do seu trabalho será a soma das escolhas adequadas, tanto da espessura do fio, das cores, quanto do tamanho da agulha.

Depois de decidir as suas ferramentas e matérias-primas de trabalho, é só colocar um pouquinho de amor em cada ponto crochetado. Assim, não tem como suas peças não ficarem lindas!