Entenda por que a água gelada emagrece!

A água gelada é um ingrediente termogênico e, por isso, acelera o metabolismo. Além disso, a bebida é uma ótima aliada contra a prisão de ventre e inchaço

mulher bebendo água
Foto: Shutterstock Images

Que a água é vital para o bom funcionamento do organismo, não é novidade. Mas você sabia que a água gelada auxilia na perda de peso? Isso acontece porque ela se encaixa na lista de ingredientes termogênicos e, se combinada a uma alimentação rica em fibras, melhora o funcionamento do intestino.

mulher bebendo água gelada

Foto: Shutterstock Images

Como a água gelada auxilia na perda de peso?

A água é muito importante para que o organismo trabalhe em equilíbrio e ainda auxilia no processo de emagrecimento, sobretudo quando gelada. Quem pretende secar alguns quilinhos pode se beneficiar com as alterações fisiológicas do corpo causadas pela diminuição da temperatura. “A temperatura do corpo humano gira em torno de 36°C, enquanto a água gelada em torno de 4°C. Depois de ingerido, o corpo precisa esquentar esse líquido até a temperatura de equilíbrio e, para isso, são gastas calorias valiosas. Portanto, essa é uma forma de queimar gordura sem esforço”, ressalta a nutricionista Márcia Loureiro. Segundo a profissional, beber de 8 a 10 copos de água por dia gera um gasto médio de 200 calorias. Mas é importante lembrar que isso não elimina a necessidade da prática regular de exercícios físicos!

SAIBA MAIS

Conheça 5 motivos para beber mais água durante o dia!

Faça em casa: águas aromatizadas ajudam a emagrecer!

Saiba quais as águas mais potentes para perder peso!

Quais os melhores horários para beber água gelada?

Segundo a nutricionista, o ideal é tomar um copo de água gelada sempre que sentimos um vazio no estômago e antes de ingerir outros alimentos. “A bebida não tem calorias e, como está gelada, fará com que o organismo gaste energia”, comenta Márcia. O indicado é que a água seja ingerida ao longo de todo o dia, porém, alguns horários potencializam o seu efeito termogênico. Os momentos mais indicados para tomar água gelada são: logo pela manhã e antes de se deitar. Quando acordamos, o corpo ainda está despertando e um incentivo no gasto calórico pode manter a saciedade durante mais tempo. Antes de dormir, a água é indicada para turbinar a queima de calorias durante toda a noite. Invista nessa ideia!

Consultoria: Márcia Loureiro, nutricionista da Life Clínica, de Campinas (SP)