Água para emagrecer: indispensável ao organismo, ela faz maravilhas pelo seu corpo

A água é fundamental para a sobrevivência humana e também é essencial para o emagrecimento. Saiba um pouco mais sobre como ela atua nesse processo

água

A água é fundamental para a vida de qualquer ser humano. Depois do oxigênio, é o maior componente do organismo e o segundo em importância para a sobrevivência, pois tem um papel decisivo no metabolismo do nosso corpo. “A água é um elemento essencial para todos os tecidos corporais. Atua como um solvente, facilitando todas as reações químicas do organismo, sendo igualmente necessária para os processos de digestão, absorção e excreção”, explica Rebeca Benares, nutricionista do Frozen Spa Congelados Light, de Itaipava (RJ). Isso sem contar que ela age como um meio de transporte para os nutrientes e ainda mantém a pele com aparência fresca e luminosa.

“Ela também conservam as mucosas naturalmente úmidas e atua na formação de secreções, como as lágrimas”, complementa. Para finalizar, a água é importante para a manutenção da temperatura corporal, sendo capaz de esfriar o organismo através da transpiração.

Por isso, é preciso estar sempre repor a quantidade de líquidos utilizados nas atividades do dia a dia. “Na maioria dos casos, uma recomendação adequada para adultos é de 2 a 2,5 litros por dia, podendo variar de acordo com o grau de atividade que a pessoa pratica, a temperatura e a umidade do ambiente e com a quantidade de água presente nos alimentos ingeridos”, completa Rebeca.

A sede é um sinal do organismo para mostrar que ele está ficando desidratado e de que é preciso repor os níveis de água rapidamente.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultorias: Rebeca Benares, nutricionista do Frozen Spa Congelados Light, de Itaipava (RJ); Victoria Barrichello, nutricionista da Well Be Alimentação Funcional, de São Paulo (SP)

LEIA TAMBÉM