Acupuntura: como funciona a técnica da medicina chinesa?

Entenda o que se passa no corpo durante uma sessão de acupuntura e conheça os benefícios dessa técnica para o seu organismo!

Acupuntura: como funciona a técnica da medicina chinesa?
FOTO: iStock.com/Getty Images

As terapias alternativas têm sido cada vez mais procuradas pela população no geral para tratamentos de saúde ou mesmo como complemento para os métodos convencionais. “Enquanto a medicina ocidental foi se desenvolvendo em especialidades e dividindo o corpo em partes para o estudo, a medicina tradicional chinesa, por exemplo, valoriza o ser humano como um todo integrado, inclusive agregando a parte física e psicológica”, destaca o médico e acupunturista Milton Morales Filho. Entre os destaques da medicina chinesa está a acupuntura.

Confira a seguir um pouco mais sobre essa terapia alternativa.

 

Acupuntura: como funciona a técnica da medicina chinesa?

FOTO: iStock.com/Getty Images

Acupuntura: como funciona?

Surgida há cerca de três mil anos, a acupuntura propõe prevenir e recuperar a saúde por meio de estímulos provocados por finas agulhas inseridas em certos pontos estratégicos do corpo. “Esses pontos estão reunidos nos chamados meridianos, que se relacionam com os órgãos do corpo, e promovem, assim, a organização das funções orgânicas”, relata a fisioterapeuta e acupunturista Alessandra Sônego.

Tendo chamado a atenção da própria Organização Mundial da Saúde (OMS), a acupuntura é indicada para inúmeras doenças e sintomas. “São eles: rinite alérgica, doenças bronco-pulmonares, doenças gastrointestinais, alterações menstruais, infertilidade feminina, cólicas, cefaleia, dores musculares, lombalgia, estresse, ansiedade, entre outras”, enumera Milton.

A acupuntura é contraindicada para a região abdominal de gestantes após o terceiro mês de gravidez, e jamais deve ser aplicada em locais com sangramentos incontroláveis ou tumores cancerígenos. A quantidade de sessões varia conforme a complexidade da moléstia, mas na maioria dos casos são semanais.

 

 

LEIA TAMBÉM

 

 

CONSULTORIAS Alessandra Sônego, fisioterapeuta e acupunturista da clínica Athali Fisioterapia Pélvica Funcional; Milton Morales Filho, médico, especialista em medicina preventiva e social e acupunturista.