Saiba mais sobre a frutose, o açúcar natural das frutas!

Os benefícios do açúcar natural das frutas para o emagrecimento: conheça a frutose em suas diversas formas e propriedades!

açucar-natural-das-frutas
Foto: iStock.com/Getty Images

A frutose é o açúcar natural encontrado nas frutas, nos vegetais, no mel e até no açúcar branco, e que é classificado como um tipo de carboidrato. “Sua absorção e metabolismo, ao contrário da glicose, não dependem da insulina e produzem menor aumento na taxa de açúcar no sangue. Por esse motivo, a frutose é bem tolerada por diabéticos”, explica a nutricionista Carolina Paz. Apesar de conter a mesma quantidade de calorias que o açúcar refinado (4kcal por grama), a frutose tem maior poder adoçante: é quase duas vezes mais doce. “Porém, o uso excessivo desse açúcar não é isento de efeitos adversos, podendo resultar no aumento de triglicerídeos e de colesterol no sangue”, alerta a nutricionista.

açucar-natural-das-frutas

Foto: iStock.com/Getty Images

Cuidado com os excessos

Mesmo sendo natural, a frutose pode se acumular em forma de gordura no corpo. De acordo com a nutróloga Sylvana Braga, a substância é absorvida diretamente no intestino e segue para o fígado, onde se transforma em glicogênio. O excesso se transforma em gordura, que depois é acumulada nos tecidos periféricos, como na barriga.

Vá de frutas

Para não correr o risco de estragar a dieta, a nutróloga recomenda ingerir a frutose apenas das frutas. Se for consumir no lugar do açúcar comum (em forma de adoçante), é preciso reduzir a quantidade pela metade do que seria usado, já que esse tipo tem o poder de adoçar mais. Mesmo assim, as calorias da frutose podem ser prejudiciais ao emagrecimento. Outra dica é diminuir a ingestão de frutas mais calóricas como banana, abacate, uva e manga.

De olho nos rótulos

Muitas indústrias têm utilizado a frutose para adoçar alimentos (principalmente bebidas). Esses produtos podem ter também adição de açúcar comum e de outras substâncias prejudiciais ao organismo, como corantes e aromatizantes artificiais. Quem deseja perder peso precisa evitar o consumo de alimentos industrializados e açucarados, pois são altamente calóricos. Se for consumir sucos de frutas, prefira os naturais sem açúcar ou as versões light e diet dos industrializados.

açucar-natural-das-frutas-doce

Foto: iStock.com/Getty Images

Sobremesas do bem

As frutas são ótimas opções para acabar com a vontade de comer doces. Isso por causa do alto teor de frutose, que reduz o desejo de beliscar sobremesas calóricas. As frutas secas são recomendadas para controlar esse impulso, pois contêm uma dose concentrada de frutose, fibras e nutrientes. “Por serem geralmente mais doces do que as frutas frescas, são ótimas opções para matar aquela vontade de comer uma sobremesa, substituindo guloseimas mais calóricas com a vantagem de serem ricas em nutrientes e pobres em gordura”, indica Carolina Paz.

Calorias perigosas

Na contramão, as frutas secas também possuem mais calorias, portanto, se você quer perder peso, controle a quantidade! Porções ideais: 3 unidades de damasco seco, ou 3 unidades de ameixa seca, ou 2 unidades de figo seco, ou 3 unidades de tâmara seca, ou 1 colher (sopa) de uva-passa ou 1 banana-passa pequena. A ameixa e o figo possuem efeito laxativo e ajudam no funcionamento intestinal, facilitando a eliminação de toxinas que emperram o emagrecimento. As menos calóricas são: damasco (131kcal/100g), banana (175kcal/100g) e ameixa (182 Kcal/100g).
Atenção: escolha sempre as que não contêm açúcar e tenha cuidado para não se confundir com as frutas cristalizadas, que são muito mais calóricas!

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Carolina Paz, nutricionista e personal diet; Sylvana Braga, nutróloga

 

LEIA TAMBÉM